Goiânia intensifica combate à dengue no 2º Mutirão dos 100 Dias

Agentes Comunitários de Endemias visitaram mais de 2 mil casas na Região Leste da capital

2º Mutirão dos 100 diasFoto: Alex Malheiros

Compartilhe

Mais de 2 mil casas foram visitadas por Agentes Comunitários de Endemias (ACEs), neste sábado (11/01), no 2º Mutirão dos 100 dias, da Prefeitura de Goiânia com objetivo de combater focos da dengue. O prefeito Sandro Mabel acompanhou a ação, que levou serviços de limpeza, urbanização e de assistência social à Região Leste da capital.

Os serviços foram realizados em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo. Na ação, que contou com 87 agentes de endemias, 101 focos do mosquito da dengue foram encontrados em casas do Jardim Novo Mundo; 700 imóveis estavam fechados. A Prefeitura de Goiânia realiza estudos para o uso de drones que vão ser utilizados no combate as larvas do mosquito da dengue que estão em locais de difícil acesso, como caixas d’água abertas, telhados, piscinas e carros abandonados.

“Os drones vão lançar pastilhas de tratamento nos locais que não conseguimos alcançar, como telhados altos e terrenos murados,” destacou o prefeito Sandro Mabel. Em 2025, já foram confirmados 31 casos de dengue na capital, mas nenhum deles é grave ou levou a morte, de acordo com o Boletim Epidemiológico.

Cuidados

Além da dengue, o Aedes aegypti também é o mosquito transmissor de doenças como a Chikungunya e o Zika Vírus. Entre as medidas para controlar sua proliferação e evitar a contaminação, recomenda-se:

  • Evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado, tonéis, caixas e barris d’ água ou caixas d’água;
  • Acondicionar pneus em locais cobertos;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
  • Fazer sempre a manutenção de piscinas

Leia também: Sorotipo 3 da dengue volta a circular no país e preocupa autoridades