As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas desalojadas no município de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. A prefeitura decretou situação de emergência neste sábado (05/04), depois que o volume de precipitação atingiu 324 milímetros (324 litros por metro quadrado) em 24 horas.
Entre ontem e hoje, o temporal provocou deslizamentos, alagamentos e transbordamentos de rios. Quarenta e seis bairros ouviram sirenes de alerta. Há danos foram em vários pontos do município, mas os serviços de saúde não emergenciais foram suspensos.
A prefeitura abriu trinta e seis pontos de apoio, inclusive quatro abrigos.
De acordo com a Defesa Civil, a passagem de uma frente fria tem deixado o tempo instável no estado desde ontem. A previsão continua para chuvas moderadas a fortes, raios e rajadas de vento no Rio de Janeiro.
Outras cidades
As chuvas também provocaram impacto em outros municípios como a capital fluminense e Belford Roxo, onde houve deslizamentos e desabamentos sem vítimas. Em Teresópolis, oito pessoas tiveram que deixar suas casas. Em Petrópolis, 60 pessoas buscaram pontos de apoio.
As autoridades interditaram trechos de rodovias federais, como a BR-101 (Rio-Santos) e a BR-040 (Washington Luís) e BR-116 (Rio-Teresópolis) devido às chuvas. Alguns já foram liberados.
“A gente continua em estágio total de atenção e pedimos que a população do Rio de Janeiro continue em atenção total, respeitando as sirenes e aos avisos das defesas civis municipais e estadual”, afirmou o governador fluminense, Claudio Castro.
De acordo com o governador, há alerta de pancadas de chuva no início da manhã deste domingo (06/04) e afirmou que o estado se manterá em atenção até o fim do dia.
Agência Brasil
Leia também: Frente fria traz chuvas e queda de temperatura em Goiás neste fim de semana