A gestão municipal de Aparecida de Goiânia adotará uma postura de tolerância zero em relação ao descarte irregular realizado por empresas concreteiras. A cidade notificará, autuará e poderá até interditar aquelas que insistirem em práticas como deixar água servida escorrendo no asfalto, bloquear calçadas com pilhas de blocos de concreto, despejar restos de materiais nas bocas de lobo e descartar lixo e entulho em lotes baldios.
O prefeito Leandro Vilela enfatizou que as mesmas sanções assim aplicadas a caminhões que deixarem cair concreto no asfalto sem proceder com a imediata limpeza. Ele garantiu que o município punirá severamente os infratores.
Ação educativa para coibir irregularidades
Numa ação educativa, Vilela se reuniu, nesta quarta-feira (24), com gestores de concreteiras que atuam na região do setor Santa Luzia. O objetivo reforçar as medidas administrativas que o município pode e pretende tomar para conter essas ilegalidades. Já que o descarte irregular de água servida, lixo e entulho considerado crime ambiental.
“Nós temos feito um esforço muito grande, em todos os sentidos, para a cidade melhorar para todo mundo. Mas para isso acontecer, nós precisamos mudar aquele cenário definitivamente”, conforme disse Leandro Vilela, ao se referir às irregularidades identificadas na área das concreteiras.
Colaboração entre prefeitura e concreteiras
O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito e resultou na criação de um grupo de trabalho que contará com representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Planejamento e Regulação Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Articulação Política, Fazenda, Segurança Pública e Infraestrutura.
Leandro Vilela também determinou que a Secretaria de Infraestrutura planeje e execute a recuperação das bases e do pavimento nas vias que circundam as concreteiras. O secretário Alfredo Soubihe destacou que caminhões pesando até 40 toneladas trafegam em vias projetadas para veículos de até 5 toneladas. As concreteiras foram convidadas a fornecer matéria-prima para a realização dessas melhorias.
Treinamento e qualificação para motoristas
O engenheiro civil Marcelo Reguffe, diretor da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem, informou que as concreteiras presentes na reunião se comprometeram a abraçar o projeto e implementar ações internas para orientar seus profissionais, especialmente os motoristas.
“Estamos fazendo treinamento com os motoristas. E agora, podemos fazer essa qualificação junto com o pessoal do Meio Ambiente e da Regulação Urbana”, assim sugeriu Marcelo. O prefeito Leandro Vilela agradeceu o compromisso firmado pelas empresas e concluiu: “Só de vocês estarem aqui, vocês já têm o direito da boa-fé.”



