A culpa católica é um sentimento de culpa excessiva, sentida tanto por católicos praticantes quanto por católicos não praticantes. A culpa surge quando eles fazem coisas que são consideradas como indo contra os princípios da Igreja e de Deus.
Você também pode estar familiarizado com os termos “culpa católica irlandesa” ou “síndrome da culpa católica”. Todas as expressões se referem à mesma coisa.
Essa emoção autoconsciente geralmente está associada a sentimentos de fracasso e é quase sempre é considerada uma coisa negativa. Mas a culpa pode ser útil em agir como uma bússola moral e pode nos ajudar a distinguir o certo do errado. A culpa católica, no entanto, é excessiva e negativa no geral.
Catolicismo
Apesar dos muitos escândalos que atingiram a Igreja Católica, essa religião cristã continua sendo a mais popular do mundo. De fato, estima-se que existam mais de 1,3 bilhões de católicos em todo o mundo.
Países como Brasil, Filipinas, México, Estados Unidos e Itália estão entre as nações com maior percentual de católicos. Um número tão alto de fiéis tem um impacto no bem-estar emocional dessas pessoas e daqueles ao seu redor – tanto de uma maneira positiva quanto negativa.
Por exemplo, alguns conceitos do Catolicismo, como a noção de pecado, podem desencadear a culpa naqueles que sentem que estão indo contra a Igreja e até contra Deus.
Fonte: StarsInsider