Em 2022, se comparado a 2019, a busca para realizar um intercâmbio cresceu 30%, segundo levantamento do STB – Student Travel Bureau, consultoria especializada em educação internacional. Os destinos mais procurados, conforme a STB, são Canadá, Estados Unidos (EUA), Inglaterra, Austrália e Irlanda.
O aumento do interesse dos estudantes estimulou a Escola Canadense Maple Bear a implantar, em 2024, o primeiro High School/Ensino Médio em Goiânia voltado a preparar os estudantes para universidades brasileiras e estrangeiras. Na formação, os estudantes poderão obter uma dupla certificação: a do ensino médio brasileiro e a do ensino médio canadense.
A dupla certificação está em conformidade tanto com o currículo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto com a regulamentação canadense. Com isso, aluno fará uma grade de 4000 horas-aula ao longo de três anos, porque fará disciplinas do currículo estabelecido pelo Canadá.
Com isso, explica a coordenadora acadêmica da Maple Bear Brasil, Carol Nassif, que uma das responsáveis pela expansão do High School no País, os alunos estarão sendo preparados tanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os vestibulares brasileiros quanto para o ingresso em universidades estrangeiras.
Ela lembra que fora do Brasil, além da necessidade da proficiência em inglês, a maior parte das universidades estrangeiras fazem a análise curricular para aprovar o ingresso do aluno, ao invés de uma prova seletiva. Por isso, o diploma canadense é um grande diferencial.
Leia também: