Goiás emite mais de 103 mil novos RGs; saiba como solicitar

Troca da identidade antiga pela nova é gratuita e pode ser feita no Vapt Vupt

Foto: Hegon Corrêa

Compartilhe

Em Goiás, mais de 103 mil unidades da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foram emitidas. O documento vai, gradualmente, substituir o número do Registro Geral (RG) em todo o país.

A troca do documento antigo pelo novo é feito nas unidades do Vapt Vupt ou prefeituras conveniadas com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). A emissão é feita pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil.

Com a mudança, o CPF passa a ser o número único de identificação dos cidadãos nos 27 estados brasileiros. As unidades federativas tiveram até o dia 11 de janeiro de 2024 para iniciar a emissão padronizada.

No Estado, o serviço foi iniciado em agosto de 2022 para emissão de primeira via. Desde outubro de 2023, todas as carteiras emitidas no estado já adotam o novo modelo.

Padrão Único
A identidade antiga segue válida até 2032, portanto, não é preciso correr para trocar imediatamente o documento. O objetivo é fazer uma transição gradual e contínua. A troca é gratuita, assim como as renovações, e pode ser agendada no site do Portal Expresso.

O usuário deve escolher a opção Justiça e Segurança e em seguida clicar em “Obter Carteira de Identidade – 1ª via” ou “Obter Carteira de Identidade – 2ª via”, conforme o caso. O serviço é prestado em uma unidade do Vapt Vupt, mediante a apresentação dos documentos listados na plataforma.

Informações opcionais
No novo documento de identidade também é possível reunir diversos dados que ficarão disponíveis virtualmente ao serem acessados pelo QR Code. Dentre as informações que podem ser inseridas estão: o tipo sanguíneo; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); entre outras. Para isso, é preciso levar no dia do agendamento os documentos que comprovem as informações inseridas. Dúvidas e mais informações sobre o novo RG podem ser consultadas no Portal Expresso.

Leia também: