Trindade realiza reunião de ações para Romaria

De acordo com o presidente da Sala de Gestão Gustavo Queiroz, o objetivo da reunião é a unificação das forças

Reunião Romaria TrindadeFoto: divulgação/Prefeitura

Compartilhe

  • Trindade realiza reunião de ações para Romaria

A Sala de Gestão Integrada da Romaria 2024 se reuniu na manha desta segunda-feira (20/5) com o intuito de discutir planos de ações e preparativos para a Romaria do Divino Pai Eterno.

De acordo com o presidente da Sala de Gestão Gustavo Queiroz, o objetivo da reunião é a unificação das forças o alinhamento das ações preparatórias com os órgãos e instituições que fazem parte da festa.

“São 10 dias de muito trabalho intenso que precisa ser preparado de forma antecipado com várias ações de vários órgãos do município e do Estado”, diz.

“Esse ano houve um pedido do prefeito para ter todas as ações alinhadas para que nada ocorra fora dos parâmetros e sem surpresa, bem como para que possamos ter uma romaria de muito sucesso, com muito planejamento”, pontuou.

O secretário de Turismo e Cultura Warley Lopes lembra que o planejamento da Festa de Trindade começa de forma antecipada.

“Temos um trabalho de ampliação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Portal da Fé para fazer o primeiro contato com os romeiros que estão chegando” diz.

Lopes acrescenta ainda que durante os 10 dias da Romaria a sede da secretaria de Turismo e Cultura, que fica ao lado da Basílica do Divino Pai Eterno se transforma em CAT.

“Damos apoio nos desfiles dos carros de bois e temos também um estande em parceria com o Sebrae destinado aos nossos agentes de cultura do município”.

Reunião de ações para Romaria

Reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, padre Marco Aurélio, diz que a reunião é um aperitivo do que será a Romaria 2024.

“Começa com a unidade das forças de segurança, da Prefeitura e da Igreja para que a Romaria aconteça. Se todos estão imbuídos no mesmo desejo, o romeiro vai receber uma romaria muito organizada na sua estrutura”, comenta.

A titular da 16ª Delegacia Regional de Polícia Silvana Nunes comentou sobre a melhoria do evento, especialmente no que se refere a mobilidade e segurança.

De acordo com a delegada, o desafio será manter os baixos índices de criminalidade e violência durante os 10 dias de festa.

Já o secretário de Segurança Pública Juliano dos Reis pontuou que a pasta também é responsável pelas questões de trânsito no município e que as ações e planejamentos já estão adiantados.

Assim como o secretário de Meio Ambiente Maximiliano Cordeiro de Araújo demonstrou preocupação com a saúde dos animais durante a Romaria e apontou que haverá fiscalização para evitar maus tratos aos animais.

Janine Zaiden, diretora de planejamento e gestão da Organização das Voluntárias de Goiás (OBG), reforçou o compromisso da insitituição em relação ao acolhimento dos romeiros e com a tenda do Centro de Apoio ao Romeiro.

“24h por dia, durante os 10 dias de Romaria, ofereceremos um local de apoio para descanso, para fazer um curativo e oferecendo o tradicional leite com canela, bem como a transmissão de todas as missas”, diz.

Leia também: Roca Sales estuda realocar 40% da população