A atriz Maggie Smith faleceu aos 89 anos nesta sexta-feira (27/09). Conhecida por seus papéis vencedores de Oscars, Maggie se destacou como a professora Minerva McGonagall na saga “Harry Potter” e como Violet Crawley, a matriarca em “Downton Abbey”.
Maggie Smith morreu em Londres, no Reino Unido. Segundo os filhos, que não divulgaram a causa da morte, ela faleceu “pacificamente” no hospital onde estava internada. Maggie deixa dois filhos e cinco netos.
Ao longo de sua carreira, a atriz ganhou reconhecimento internacional, recebendo diversos prêmios. Maggie Smith conquistou dois Oscars, um de Melhor Atriz por “Primavera de uma Solteirona” (1969) e outro de Melhor Atriz Coadjuvante por “California Suite” (1979). Além disso, recebeu quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas.
Nascida em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Essex, Maggie Smith iniciou sua carreira nos palcos da Oxford Playhouse nos anos 1950. Ela também fez parte da trupe teatral do Old Vic e do Royal National Theatre, onde atuou ao lado de seu ex-marido, o ator Robert Stephens, com quem teve dois filhos.
Outros papéis notáveis incluem sua interpretação como a madre superiora em “Mudança de Hábito” (1992), a acompanhante neurótica em “Uma Janela para o Amor” (1986), e uma idosa sem-teto em “A Senhora da Van” (2015).
Maggie Smith foi casada com Robert Stephens até 1975. Em seguida, casou-se com o dramaturgo Beverley Cross, com quem viveu até sua morte em 1998.
Em 2007, Maggie foi diagnosticada com câncer de mama. Durante as filmagens de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, ela passou por quimioterapia. Além disso, ela sofria da doença de Graves, uma condição autoimune que afeta a tireoide e pode causar o deslocamento dos olhos.
Leia também: Brasil escolhe filme Ainda Estou Aqui para disputa por vaga no Oscar