Presidido pelo governador Ronaldo Caiado em Goiás, o União Brasil saiu fortalecido das eleições municipais de 2024, elegendo 94 prefeitos no estado, o que representa quase 16% das 589 vitórias da sigla em todo o Brasil. O partido ainda tem chances de conquistar a capital, Goiânia, onde a disputa segue para o segundo turno.
O resultado marca um avanço significativo em relação às eleições de 2020, quando, antes da fusão que criou o União Brasil, o DEM de Caiado venceu em 62 municípios. O PSL, que posteriormente se uniu ao DEM, havia conquistado apenas cinco prefeituras naquele ano. Agora, em 2024, o União Brasil ampliou sua presença no estado em mais de 40%.
O partido também garantiu controle sobre cidades estratégicas em diversas regiões goianas. No Entorno do Distrito Federal, administrará Águas Lindas e Luziânia. Na Região Metropolitana de Goiânia, assumirá as prefeituras de Trindade e Senador Canedo. Cidades importantes como Ceres, Rialma, Inhumas, Itumbiara, Jaraguá, Goianésia, Porangatu, Iaciara e Simolândia também estarão sob comando da sigla.
Ronaldo Caiado comemorou o desempenho do partido em Goiás. “O União Brasil mostrou sua força. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local e a qualidade de vida dos mais de sete milhões de goianos”, disse o governador. O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, acompanhou a votação em Goiânia e, antes do resultado, já previa um desempenho expressivo. “Esperávamos fazer cerca de 500 prefeitos, e superamos essa expectativa”, afirmou.
Em Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil) avançou para o segundo turno com 27,66% dos votos, ficando atrás de Fred Rodrigues (PL), que teve 31,14%. Além da capital, Aparecida de Goiânia e Anápolis também terão segundo turno. “Agora, o desafio é manter o ritmo de trabalho para eleger nosso candidato Sandro Mabel e nossos aliados nos municípios onde teremos segunda rodada de votação”, destacou Caiado, garantindo que “não vamos descansar nenhum dia”.
Leia também: Caiado atribui liderança de Leandro Vilela em Aparecida à competência e humildade