Einstein Goiânia aplica vacina contra bronquiolite

Primeiro imunizante aprovado no Brasil contra o vírus sincicial respiratório (VSR) protege mãe e bebê das formas graves da doença

hospital albert einsteinFoto: divulgação

Compartilhe

O Hospital Israelita Albert Einstein Goiânia passa a contar com o primeiro imunizante aprovado no Brasil contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de doenças como a bronquiolite.

De acordo com dados do Painel de Notificações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) indicam que, até 17 de outubro, foram registradas 6.044 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dessas, mais de 2 mil foram de crianças de até 2 anos.

Disponível apenas em clínicas particulares, a vacina é indicada para gestantes entre a 24ª e a 36ª semana de gestação.

A médica intensivista pediátrica Quíssila Batista Neiva, coordenadora da pediatria do Einstein Goiânia, explica que, com a imunização, os anticorpos gerados pela mãe conseguem migrar para o bebê pela placenta e protegê-lo durante os primeiros meses de vida.

“A transferência transplacentária de anticorpos neutralizantes é bem documentada, e estudos mostram que níveis elevados de anticorpos maternos podem reduzir significativamente o risco de infecção por VSR nos primeiros meses de vida do bebê”, conforme afirma Quíssila.

Além disso, a vacinação da gestante também protege a própria mãe, evitando o risco de desenvolver formas graves de doenças respiratórias.

Evidências sugerem que infecções por VSR durante a gravidez podem aumentar o risco de parto prematuro e outros desfechos adversos.

“Essa estratégia tem se mostrado promissora na redução de complicações associadas ao VSR, beneficiando tanto o recém-nascido quanto a gestante”, conforme acrescenta.

Posologia

De acordo com o médico pediatra Alfredo Elias Gilio, coordenador da Clínica de Imunizações do Einstein, a vacina é administrada em dose única de 0,5 mL durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação, geralmente entre 24 e 36 semanas.

Alfredo esclarece que eventuais comorbidades da gestante não impedem a administração da vacina, exceto em casos de risco de parto prematuro.

“Como esta vacina não é produzida a partir do vírus vivo atenuado, ela é segura na gestação. Mas deve ser aplicada sob recomendação médica”, complementa.

Comodidade

A vacina contra o VSR pode ser realizada na própria residência da gestante.

O Hospital Israelita Albert Einstein oferece o serviço “Einstein Até Você”, que disponibiliza atendimento móvel, como exames, vacinas, assim como outros procedimentos, diretamente em casa ou no local de preferência do paciente.

Para ter o atendimento do Einsteins Até Você (EVA) é necessário acessar o site, entrar em contato com o número telefônico que aparece na página e marcar um horário.

O atendimento é de segunda a sábado das 7h às 16h. Domingos e feriados não há atendimento.

Leia também: Brasil cria 247 mil postos de trabalho em setembro