Em Goiânia, o serviço de cata-treco gratuito permite que moradores se desfaçam de móveis antigos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e outros itens volumosos, sem custo e com agendamento prévio.
O cidadão deve preencher um formulário com o endereço completo e a descrição dos itens a serem coletados para solicitar o serviço do Consórcio Limpa Gyn. Após a solicitação no site, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) gera um número de ticket e, em seguida, a equipe do consórcio entra em contato para agendar a coleta. Além disso, há ainda a opção de atendimento por telefone, através do número (62) 3093-9223, ou por e-mail, no endereço [email protected].
Coleta domiciliar
O Consórcio Limpa Gyn também é responsável pelo serviço diário de coleta domiciliar para resíduos sólidos urbanos, que abrange apartamentos, casas comércios e pequenos negócios. Cerca de 100 caminhões realizam o trabalho em dois turnos, manhã e tarde, atendendo mais de 600 bairros da cidade.
O serviço recolheu, no mês de janeiro, 41 mil toneladas de lixo doméstico pela cidade. Esse volume inclui matéria orgânica, restos de comida e resíduos provenientes do uso de banheiros. A separação dos materiais recicláveis é essencial para reduzir o impacto ambiental e facilitar a destinação correta dos resíduos.
Atualmente, cerca de mil colaboradores, entre coletores e motoristas, atuam nos serviços de coleta domiciliar, seletiva, remoção de entulho, cata-treco e varrição mecanizada. As equipes estão distribuídas em quatro Pontos de Apoio (PAs), localizados estrategicamente para otimizar a logística de limpeza urbana.
Leia também: Governo de Goiás investe R$ 30 milhões em Agricultura familiar