Goiás Alerta e Solidário socorre vítimas de enchente em Pirenópolis

Equipes do Goiás Social e Defesa Civil atuam em Pirenópolis após enchentes destruírem casas e alagarem áreas críticas neste domingo (16)

Pirenópolis enchenteFoto: divulgação/CBMGO

Compartilhe

O Governo de Goiás, por meio da operação Goiás Alerta e Solidário, mobilizou equipes para prestar assistência às vítimas das enchentes que atingiram o município de Pirenópolis no último domingo (16/2).

A atuação emergencial garantiu a entrega de benefícios e atendimento imediato às famílias afetadas. A ação ocorreu com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), assim como da Regional de Proteção e Defesa Civil do Estado de Goiás.

Os atendimentos foram nos dois pontos mais críticos da cidade: um próximo ao resort Quinta Santa Bárbara, onde o colapso do muro provocou alagamentos em vários quartos, e outro em uma área residencial, onde duas casas afetadas, sendo uma completamente destruída. Entre os donativos enviados estão colchões, filtros de água, bem como cestas básicas e kits de Mix do Bem.

Chuvas

Com o aumento da frequência e da intensidade das chuvas no final de 2024 e início de 2025, a operação Goiás Alerta e Solidário tem sido essencial para minimizar os impactos e proteger as famílias afetadas.

Desde outubro de 2024, mais de 35 mil benefícios sociais foram entregues em regiões de risco, levando assistência a comunidades vulneráveis. “Nosso compromisso é agir com rapidez e eficiência para proteger as famílias goianas, garantindo acolhimento e suporte imediato nesses momentos difíceis”, conforme afirma a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

Ao todo, a edição de 2024-2025 da operação Goiás Alerta e Solidário já atendeu mais de 70 municípios em todas as regiões do Estado, incluindo 82 comunidades quilombolas e assentamentos rurais. De acordo com informações da Defesa Civil, 11 municípios emitiram, com o apoio da operação, decreto de situação de emergência ou calamidade pública.

A ação segue mobilizada em todo o Estado, com equipes prontas para intervir diante de novas ocorrências. “Nossa prioridade é agir com rapidez e eficiência para proteger a população até o fim deste período chuvoso, sem deixar ninguém para trás”, assim finaliza Gracinha.

Leia também: Senador Canedo alerta para baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue