Sesc e Senac impulsionam economia criativa em Goiás. Por definição, o Ministério da Cultura considera que “cultura é a expressão da singularidade de um território, é um espelho das tradições, crenças e das cotidianidades de um povo.
Assim, por meio da cultura, é possível decifrar uma nação e as relações sociais nela emaranhadas”. Por conseguinte, a disseminação da cultura amplia as oportunidades de acesso do público às diferentes manifestações artísticas. Esse é um movimento que faz parte da economia criativa.
Economia criativa
A economia criativa engloba áreas como artesanato, design, moda, música, literatura, tecnologia da informação (TI), desenvolvimento de softwares, fomenta a geração de empregos e reforça a identidade cultural das comunidades e do país.
O Sistema CNC, Sesc e Senac atua em todo o território nacional no incentivo ao acesso à cultura e ao conhecimento. Em Goiás, a atuação do Sesc e Senac é ampla, pois a proposta é fazer com que credenciados, seus dependentes e o público em geral possam acompanhar as agendas culturais.
De acordo com a coordenadora técnica de cultura do Sesc Goiás, Ana Querubina Melo de Moraes, “tanto o Sesc quanto o Senac impulsionam a economia criativa de várias formas, tornando-a mais acessível, diversa e plural, além de possibilitar o intercâmbio de artistas”.
Ela explica que a economia criativa está voltada para a economia do capital intelectual, gerando produtos e serviços por meio da criatividade e da originalidade.
“No Brasil ela é responsável por cerca de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando emprego, renda e promovendo a abertura de novas empresas do setor”, assim pontua Ana Querubina.
Cursos
O Senac oferta os cursos técnicos de moda, design, gastronomia, tecnologia, beleza, dentre outros. Já o Sesc atua com a economia criativa por meio das suas ações voltadas para a cultura realizando projetos e programações acessíveis ao público em geral.
Dentre os projetos que o Sesc Goiás realiza, Ana Querubina relaciona os seguintes – “projeto Ocupação, Claque Cultural, Oficinas, Circuito Literário e Arte da Palavra. Eles atendem as mais diversas linguagens, tais como música, literatura, teatro, dança, circo, audiovisual, artes plásticas, artesanato e outras”, assim completa a coordenadora.
Esses projetos são colocados em prática por meio de editais que são divulgados possibilitando a participação de artistas de todo o estado e do país.
Os projetos contemplados recebem recursos financeiros e estrutura técnica para montar seus espetáculos.
Leia também: Polícia de Goiás prende filha por maus-tratos contra o pai de 73 anos