Bolsonaro diz que mulheres petistas são “feias” e “incomíveis”

A fala ocorreu durante uma conversa com aliados em sua casa em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, onde ele passou o feriado de carnaval

Mulheres petistas são "feias"

Compartilhe

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer declarações misóginas ao afirmar que mulheres petistas são “feias” e “incomíveis”. A fala ocorreu durante uma conversa com aliados em sua casa em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, onde ele passou o feriado de carnaval. O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), seu filho, publicou o vídeo nas redes sociais.

“Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes, acontece quando estou no aeroporto, alguém me xinga. Mulher, né? Olho para a cara dela e nossa, mãe. Incomível”, disse Bolsonaro no vídeo. Aliados riram do comentário ao fundo, e Jair Renan o compartilhou às vésperas do Dia Internacional da Mulher.

Ao publicar o vídeo, Jair Renan escreveu: “Bolsonaro sempre tem razão”. O conteúdo rapidamente se espalhou por páginas de direita. Durante o feriado, Bolsonaro também recebeu visitas do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União).

Histórico misógino

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro se envolve em polêmicas por declarações machistas. Em 2021, por exemplo, a Justiça de São Paulo o condenou por uso de termos misóginos e ataques contra mulheres, após um pedido do Ministério Público que listou falas preconceituosas do ex-presidente. Como resultado, a Justiça entendeu que suas declarações geraram dano coletivo.

Além disso, no ano seguinte, em 2022, a Justiça condenou Bolsonaro novamente por uma fala sexista contra uma jornalista. Antes disso, em 2014, declarou que a deputada Maria do Rosário (PT) era “feia demais” e “não merecia ser estuprada”. O caso foi parar na Justiça, mas foi arquivado por prescrição.

Leia também: Bolsonaro pede anulação da delação de Cid e afastamento de Moraes