Uma estudante da Escola do Futuro de Goiás (EFG) criou um dispositivo eletrônico para ajudar mulheres a se protegerem de situações de risco. O equipamento, em desenvolvimento nos laboratórios de tecnologia da unidade de Santo Antônio do Descoberto, combina um aplicativo móvel e um chaveiro eletrônico com botão de alerta de perigo.
Deborah do Nascimento, aluna do curso técnico em Desenvolvimento Web Mobile, é a idealizadora do projeto. O aplicativo, batizado de Centro de Informações à Mulher (CIM), oferece ferramentas de emergência que enviam pedidos de ajuda para patrulhas especializadas e contatos cadastrados.
“O app integrado ao dispositivo de emergência vai garantir às mulheres uma maior sensação de segurança, permitindo a elas que possam seguir suas vidas sem o fantasma do risco diário. E o mais interessante é que estamos fazendo de tudo para que o programa seja o mais acessível possível para que atinja principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade”, afirma Deborah.
Além disso, o aplicativo disponibiliza conteúdos educativos, orientações, um mapa com locais de atendimento e ícones interligados a serviços oficiais de proteção à mulher. Portanto, por meio da plataforma, as usuárias poderão solicitar medidas protetivas e realizar denúncias de forma rápida e segura.
Equipe
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar formada por estudantes e professores das Escolas do Futuro. Os integrantes são das áreas de Tecnologia de Sistemas para Internet, Design Gráfico, Marketing e Gestão em Segurança Pública e Privada. Além da programação do aplicativo, o grupo desenvolve um software específico e constrói o dispositivo físico utilizando peças recicladas de lixo eletrônico.
De acordo com o professor João Marcos Marques, supervisor do projeto, a formação técnica oferecida pela EFG foi fundamental para a iniciativa. “Deborah chegou à nossa escola em 2023 e já nos surpreendeu pela curiosidade em descobrir mais sobre o mundo da tecnologia. Ela construiu uma trilha formativa, composta por 10 cursos técnicos, os quais lhe renderam uma importante bagagem para que, neste momento, ela pudesse liderar e executar o CIM”, explica o professor.
Educação técnica gratuita
As Escolas do Futuro do Estado de Goiás são um projeto do Governo de Goiás, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A Universidade Federal de Goiás (UFG) é quem gere o programa.
As unidades estão localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. As EFGs já atenderam mais de 19 mil alunos entre 2021 e 2024. Outros 4 mil estudantes devem concluir cursos neste ano.
Leia também: Dia Internacional da Mulher: avanços na legislação não impedem crescimento da violência no Brasil