Goiânia já conta com 51 novos radares de velocidade instalados. De acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), o novo sistema de fiscalização eletrônica monitora um total de 89 faixas. O projeto prevê a cobertura de 604 faixas em até seis meses, reduzindo significativamente o prazo contratual inicial de 12 meses.
O termo “faixa” refere-se ao número de pistas monitoradas em cada ponto. Por exemplo, na Avenida Mutirão, onde há três faixas por sentido, a instalação de um radar contempla a fiscalização dessas três faixas simultaneamente.
“Tivemos reuniões com os representantes das empresas que estão à frente dos serviços e pedimos que dessem uma atenção especial a esse trabalho. O contrato prevê a instalação em 12 meses, mas eles nos garantiram que vão entregar na metade desse prazo. Estamos monitorando esse avanço semanalmente e está indo conforme o esperado”, explica o diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca a importância da fiscalização eletrônica para a segurança viária. “Infelizmente, muitos motoristas só respeitam as regras quando sabem que vai doer no bolso. A instalação desses radares não é apenas uma questão de punição, mas de ordem no trânsito e preservação de vidas”, afirma.
A SET detalhou que o prazo para que as multas comecem a ser aplicadas, em caso de imprudência, é de 30 dias. Até lá, a pasta prevê que cerca de 60 pontos estarão em pleno funcionamento.
Radares em fase de testes
- Avenida Mutirão (Setor Bueno e Setor Marista)
- Avenida Castelo Branco (Setor Oeste)
- Avenida Universitária (Setor Leste Universitário)
- Avenida Vera Cruz (Jardim Guanabara)
- Avenida Laguna (Parque Amazônia)
A licitação para a implementação dos radares foi dividida em três lotes:
- Lote 1: Região Sul – gerido pelo Consórcio Anhanguera
- Lote 2: Região Norte – sob responsabilidade do Consórcio Fiscaliza Gyn
- Lote 3: Criação do CCO – também a cargo do Consórcio Anhanguera
O contrato totaliza R$ 242,8 milhões para os próximos cinco anos, garantindo um monitoramento mais eficiente e um trânsito mais seguro. A expectativa é de que a instalação dos equipamentos avance significativamente em março, com a previsão de mais 13 pontos pelo Lote 1 e 22 pontos (ou 44 faixas) pelo Lote 2.
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