A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) chamou a atenção para a baixa cobertura vacinal contra a febre amarela na capital. Apenas 54,99% das crianças com até um ano de idade receberam a imunização, enquanto a meta do Ministério da Saúde é alcançar 95% da população-alvo. Diante desse cenário, a SMS reforça a importância da vacinação para evitar a reintrodução da doença na cidade.
“A vacinação é a única ferramenta que temos para evitar a doença e, por isso, é crucial que as pessoas sejam imunizadas. A febre amarela é uma arbovirose com evolução muito rápida e tem uma letalidade muito alta em suas formas mais graves”, alertou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
Os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que vivem em áreas rurais e silvestres, são os transmissores da febre amarela. Dessa forma, a proximidade das áreas urbanas de Goiânia com regiões de mata representa um risco. “Apesar de o último caso em Goiás ter sido registrado em 2017, precisamos permanecer vigilantes para evitar novos surtos. A vacinação é um ato de amor, cuidado e responsabilidade”, destacou Pellizzer.
Esquema vacinal
A vacina contra a febre amarela está disponível durante todo o ano e tem eficácia entre 95% e 99%. De acordo com o médico e assessor técnico da SMS, Frank Cardoso, uma dose aplicada aos nove meses de vida, seguida de um reforço aos quatro anos de idade compõe o esquema vacina contra a febre amarela. Pessoas de cinco a 59 anos que nunca receberam a vacina devem tomar a dose única.
Para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso à imunização, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão aplicando a vacina. “É uma forma de simplificar e oferecer mais uma oportunidade aos pais para que as crianças possam estar protegidas e, com elas, toda a nossa comunidade”, ressaltou Cardoso.
Locais de vacinação
Atualmente, a vacinação contra a febre amarela em Goiânia ocorre em 24 salas de vacina distribuídas nos seguintes centros de saúde: CS Vila Boa, CIAMS Urias Magalhães, CSF São Judas Tadeu, CSF Guanabara I, CS Cândida de Morais, CSF Jardim Curitiba I, CSF Jardim Primavera, CSF São Carlos, CS Chácara do Governador, CS Jardim Novo Mundo, CSF Riviera, CSF Parque Atheneu, CSF Recanto das Minas Gerais, CSF Ville de France, CS Goiá, CSF Eldorado Oeste, CSF Jardim Cerrado IV, CSF São Francisco, CSF Vera Cruz II, CS Cidade Jardim, CS Esplanada dos Anicuns, CSF Vila Santa Helena, Faculdade de Nutrição – UFG e Centro Municipal de Vacinação (CMV).
Leia também: Goiás amplia temporariamente vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos