O ex-jogador brasileiro Daniel Alves foi absolvido da condenação por estupro pela Justiça da Espanha, nesta sexta-feira (28/03). A decisão unânime é do Tribunal Superior da Catalunha. A Corte optou por anular a sentença anterior que condenava Alves a 4 anos e 6 meses de prisão pelo crime ocorrido em uma discoteca em Barcelona.
A Justiça espanhola absolveu o atleta, que foi preso em janeiro de 2023 e passou mais de um ano na prisão aguardando julgamento. Agora, ele está completamente livre e sem acusações.
Conforme a sentença, os magistrados do Tribunal Superior da Catalunha consideraram que havia imprecisões e déficits na decisão anterior, concordando com o argumento da defesa de do jogador de que o depoimento da vítima durante o julgamento, ocorrido em fevereiro do ano passado, carecia de confiabilidade. O colegiado afirmou que não compartilhava da convicção do Tribunal de Primeira Instância, apontando a existência de lacunas, inconsistências, bem como contradições na fundamentação da condenação, tanto na apreciação jurídica quanto nas consequências do caso.
O caso
A vítima é uma jovem espanhola que estava na mesma boate de Daniel Alves na noite de 30 de dezembro de 2022. De acordo com seu relato, ela relatou que o ex-jogador a estuprou dentro de um banheiro da área VIP do local. Exames de corpo de delito confirmaram a presença de sêmen na vagina da jovem. Funcionários da boate reforçaram sua versão ao afirmarem que ela saiu do banheiro chorando e muito abalada.
Inicialmente, o ex-jogador apresentou versões diferentes sobre o ocorrido, mas depois confessou ter tido uma relação sexual com penetração com a vítima. No entanto, alegou que o ato foi consensual.
Após sua prisão preventiva em janeiro de 2023, Daniel Alves conseguiu liberdade provisória em março do ano passado. Além disso, nessa época, a Justiça aceitou um recurso apresentado por sua defesa e estabeleceu a fiança de 1 milhão de euros. Ele fez o pagamento e permaneceu solto desde então.
Leia também: Daniel Alves paga fiança de R$ 5,4 milhões e deixa prisão na Espanha