João Vitor de Paiva é homenageado na Câmara Municipal de Goiânia

Cerimônia reconheceu a trajetória do jovem com Síndrome de Down na promoção da inclusão

Câmara de Goiânia realizou homenagem

Compartilhe

A Câmara Municipal de Goiânia realizou, na última terça-feira (08/04), uma homenagem solene a João Vitor de Paiva, influenciador digital e vencedor do Prêmio iBest 2024 na categoria ‘Diversidade e Inclusão’. A cerimônia, realizada na Sala da Presidência da Casa de Leis, reconheceu a trajetória do jovem com Síndrome de Down na promoção da inclusão, bem como no combate aos estigmas enfrentados por pessoas com deficiência.

“É o reconhecimento de uma luta que não é só minha. Divido essa homenagem com todas as pessoas que enfrentam desafios todos os dias para garantir seus direitos”, declarou João Vitor, durante a entrega do diploma da homenagem.

De acordo com o vereador Dr. Gustavo, propositor da homenagem, a atuação do influenciador tem muita relevância. “Ele nos lembra, todos os dias, que o mundo pode, e deve, ser mais inclusivo, mais gentil e mais humano”, afirmou o parlamentar, que é pai atípico e defensor ativo dos direitos das pessoas com deficiência. “Sua trajetória é prova viva de que a diversidade é uma riqueza”, completou.

Trajetória

João Vitor é estudante de Educação Física na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Com Síndrome de Dow, ele se tornou um ativista digital de destaque nacional. Nas suas redes sociais ele compartilha, bem como reforça a importância da inclusão e da visibilidade para pessoas com deficiência.

Além da conquista no iBest — principal premiação da internet brasileira —, João Vitor acumula feitos inéditos. Ele foi a primeira pessoa com Síndrome de Down a receber a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, maior honraria concedida pelo Governo de Goiás. Além disso, foi o primeiro goiano a se tornar jovem ativista do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. Ele já foi homenageado na Câmara Federal por seu trabalho de desconstrução de estigmas.

Leia também: João Vitor reforça luta pela inclusão em ação contra o capacitismo