Autoridades se manifestam sobre a morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados

Autoridades se manifestam sobreFoto: Ricardo Stuckert

Compartilhe

Autoridades se manifestam sobre a morte do Papa Francisco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21/4) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco.

Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.

O presidente também destacou a atuação do Papa em temas centrais da agenda social e ambiental global. De acordo com ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades.

“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

Goiás

O governador Ronaldo Caiado decretou luto oficial de sete dias no Estado de Goiás pela morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4).

Por meio de nota, Caiado destacou o legado do primeiro pontífice latino-americano, que esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos. “Marcou a história da Igreja com simplicidade, coragem e compromisso com a paz”, conforme disse o governador.

O tributo tem abrangência aos órgãos e entidades estaduais, locais em que as bandeiras permanecerão hasteadas a meio mastro. Assim expressando o pesar em razão do falecimento de Jorge Mario Bergoglio aos 88 anos.

Após um pontificado marcado pela dedicação aos mais vulneráveis e apelo à paz, o representante mundial da Igreja Católica deixa um legado de amor e esperança. “O mundo sentirá sua falta”, conforme frisou Caiado ao mencionar a liderança inspiradora de Francisco, de acordo com o governador, foi símbolo de diálogo, união e justiça social.

Sandro Mabel e a primeira dama Karolyna Freitas disseram que, com profundo pesar, receberam a notícia do falecimento do Papa Francisco.

“O mundo se despede de uma liderança espiritual que transcendeu fronteiras religiosas e deixou um legado de humildade, compaixão e esperança. Que ele descanse em paz, na graça e na luz de Deus”, assim declarou.

Leia também: Saiba quem são os cardeais cotados para suceder o Papa Francisco