Goiânia ultrapassa 62 mil vacinados contra Influenza

Autoridades alertam para a necessidade de manter o ritmo de adesão para alcançar a meta de vacinar 90% do público-alvo até o fim do ano

Vacinação contra a Influenza

Compartilhe

A campanha de vacinação contra a Influenza já imunizou 62.507 pessoas em Goiânia nas três primeiras semanas, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O resultado é considerado positivo. Contudo, as autoridades alertam para a necessidade de manter o ritmo de adesão para alcançar a meta de vacinar 90% do público-alvo até o fim do ano.

“É um resultado acima do esperado e que nós precisamos manter para que nossa população esteja protegida das complicações da gripe, especialmente neste período de avanço de casos da doença”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. Ele destacou ainda que a mobilização da população é essencial. “Nós sabemos que o início da campanha é um período de maior adesão e pedimos o apoio de toda a população para continuar buscando os pontos de vacinação, incentivar a imunização de todas as pessoas que compõem os grupos prioritários e manter esse bom resultado”, completou.

Grupos prioritários

A vacina contra Influenza está disponível para crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos. Professores, profissionais de saúde, forças de segurança e pessoas com deficiência também podem se vacinar. Além disso, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e população carcerária fazem parte do grupo prioritário. A campanha, com duração total de 32 semanas, visa proteger os grupos com maior risco de complicações.

“Com a definição de grupos prioritários, o Ministério da Saúde busca conter a disseminação do vírus e resguardar populações mais vulneráveis. A gripe pode ser o ponto de partida para complicações como pneumonia, encefalite e o agravamento de doenças crônicas, podendo levar à morte”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flávio Toledo.

A vacina utilizada neste ano é trivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. “É um imunizante seguro, a aplicação pode ser realizada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e tem uma eficácia de 70% na prevenção de casos graves, que precisam de hospitalização, e óbitos”, ressaltou Pellizzer.

A SMS estruturou 14 salas de vacinação como referência para a campanha da Influenza, com equipes e estoques reforçados. No entanto, todas as 46 salas de vacinação do município estão abastecidas com doses. “Nós temos duas unidades de referência em cada região, que funcionam em horário estendido, das 07h às 19h, e que tiveram as equipes reforçadas para receber o público-alvo da campanha da Influenza”, destacou Flávio Toledo.

Veja os locais de vacinação

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza salas de vacinação contra Influenza em todas as regiões da cidade. Na Região Norte, os moradores podem procurar o CIAMS Urias Magalhães, que funciona inclusive aos finais de semana e feriados, e o CSF Jardim Guanabara I. Já na Região Noroeste, os pontos de vacinação são a USF Alto do Vale e a USF São Carlos.

Na Região Sul, a vacinação está disponível no CMV, com atendimento também nos finais de semana e feriados. A UPA Jardim América segue o mesmo modelo de funcionamento estendido. Por sua vez, a Região Leste conta com dois pontos: UPA Chácara do Governador e UPA Novo Mundo.

Enquanto isso, na Região Oeste, a população pode se vacinar na USF Vera Cruz II ou no Cais Bairro Goiá. Já a Região Campinas-Centro oferece atendimento no CSF Leste Universitário e no CS Crimeia Leste. Por fim, na Região Sudoeste, a vacinação ocorre no Ciams Novo Horizonte, de segunda a sexta-feira, e no CS Vila Boa.

Leia também: Einstein Goiânia ultrapassa 1.500 cirurgias robóticas