Governo de Goiás entrega mais três estações do Eixo Anhanguera

Plataformas passam a contar com reconhecimento facial, wi-fi e displays eletrônicos

Governo de Goiás entregaFoto: Edinan Ferreira

Compartilhe

O Governo de Goiás entrega nesta sexta-feira (25/04) mais três estações modernizadas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera): HGG, José Hermano e Rua 7. A cerimônia será na Estação Rua 7, no Centro de Goiânia, às 9h.

As obras fazem parte da reestruturação da Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC). O objetivo é oferecer mais conforto, segurança e tecnologia aos usuários do transporte público. As três novas estações se juntam a outras já entregues, antecipando o cronograma inicialmente previsto para 07 de maio.

“Estamos acelerando as entregas porque entendemos a importância desse modal para a população. Esse é um investimento histórico que vai transformar o transporte coletivo da nossa capital”, afirmou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima. De acordo com ele, a antecipação das obras só foi possível graças a uma força-tarefa que envolveu profissionais de várias áreas.

Modernização

Cada nova estação foi equipada com sistema de reconhecimento facial, monitoramento 24 horas por câmeras, wi-fi, displays e totens eletrônicos, bem como iluminação reforçada e acessibilidade garantida. Profissionais treinados também estarão disponíveis para orientar os passageiros durante todo o horário de funcionamento.

“O padrão adotado é o mesmo do BRT mais verde do Brasil”, destacou o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, ao explicar o uso predominante da cor verde como marca visual da sustentabilidade no sistema. Ele também lembrou que os investimentos incluem a reforma de seis terminais e a substituição progressiva da frota por ônibus elétricos e modelos com motor a diesel Euro 6, menos poluentes.

Dessa forma, com a entrega das estações HGG, José Hermano e Rua 7, o governo estadual dá início às obras das últimas três estações do Eixo Anhanguera: Capuava, Cascavel e Rua 8. A previsão é concluir essas intervenções até o fim de julho de 2025, encerrando a revitalização das 19 estações previstas no corredor.

Ao todo, o projeto Nova Anhanguera soma R$ 1,6 bilhão em investimentos públicos. As obras devem beneficiar cerca de 150 mil usuários diários do Eixo Anhanguera até o final de 2026.

Leia também: Governo entrega restauração do Palácio das Esmeraldas