O Governo de Goiás oficializou nesta segunda-feira (28/04) a assinatura do Protocolo de Entendimento que garante a instalação da multinacional chinesa Teld Eco Charger no Estado. O acordo foi firmado na sede da empresa, em Qingdao, na China, pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna, e pelo vice-presidente da companhia, Tiecai Liu.
O Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) receberá a nova unidade. O investimento é de cerca de R$ 100 milhões. Além disso, a Teld é esponsável por 42% da produção de carregadores elétricos da China. A empresa figura entre os principais fabricantes globais de equipamentos para veículos e ônibus elétricos.
Além da fábrica, a Teld também implantará três eletropostos de carregamento rápido em Goiânia. Conforme a empresa, o tempo estimado para uma recarga será de até 20 minutos. Com esse tempo, a empresa será a primeira a oferecer esse tipo de infraestrutura no Estado.
“A chegada da Teld é um marco para Goiás. O fato de essa gigante asiática ter escolhido se instalar em nosso estado demonstra a potência da economia goiana e posiciona Goiás na vanguarda do desenvolvimento sustentável”, afirmou Joel Sant’Anna.
Missões internacionais
O Governo de Goiás realizou uma série de missões internacionais, especialmente na China, que resultaram no investimento. Além disso, o secretário relembrou que a parceria com a Teld teve início em novembro do ano passado. Naquele período, o governo organizou uma missão oficial coordenada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Durante a missão, as equipes realizaram visitas técnicas e estudos para implantar carregadores elétricos em novos empreendimentos. Paralelamente, conduziram as tratativas que viabilizaram a instalação da unidade fabril em Anápolis e dos eletropostos na capital.
Além disso, a estratégia de internacionalização do Estado já trouxe outros resultados positivos. Entre eles, destaca-se a instalação da gigante chinesa Weichai, em Itumbiara, fruto de uma missão liderada pelo governador Ronaldo Caiado.
Leia também: Goiás reduz endividamento e alcança maior volume de caixa da história, diz secretário da Economia