Coro Sinfônico de Goiânia apresenta concerto Música na Escola de Música, nesta quarta-feira (30/4), às 10h. Com entrada gratuita, o concerto será no Teatro Belkiss Spencière, no Campus Samambaia da UFG, assim, sob a regência do maestro Ângelo Dias.
O repertório destaca obras de três grandes nomes da música ocidental: o austríaco Franz Schubert e as compositoras Amy Beach (EUA) e Lili Boulanger (França).
A apresentação transita por diferentes formações vocais, desde peças a cappella até obras com acompanhamento de piano, e evidencia, além da beleza musical, a contribuição feminina à música coral.
O programa explora arranjos específicos para vozes de tenores e baixos, bem como para sopranos e altos, revelando a versatilidade do Coro Sinfônico de Goiânia.
Na abertura, serão cinco peças vocais de Franz Schubert: An die Sonne, Gondelfahrer, La Pastorella, Chor der Engel e Des Tages Weihe.
Em seguida, o grupo apresenta a obra Shakespeare Choruses, Op. 39, da compositora americana Amy Beach, composta em 1916 e baseada em trechos das peças de William Shakespeare.
Repertório
O coro interpretará três desses coros: Over Hill, Over Dale, Come unto these yellow sands e Ecstasy, Op. 19 n.2 — todos com arranjos de Eric Esparza. Além disso, de Mine be the lips, Op. 113, com arranjo do próprio maestro Ângelo Dias.
Fechando o concerto, serão duas obras de Lili Boulanger: Sous bois e Hymne au soleil, ambas escritas em 1914. As composições refletem a sensibilidade artística da jovem compositora francesa, cuja carreira foi marcada por intensa criatividade e interrompida precocemente devido a graves problemas de saúde.
A apresentação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), com apoio do Instituto Orquestra Cidadã e parceria institucional com a EMAC/UFG e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG.
“O concerto é um convite à contemplação da diversidade estética, da profundidade expressiva e da riqueza histórica da música coral, destacando a excelência artística dos coristas da OSGO”, afirma o diretor da OSGO, Nilson Magalhães.
Leia também: Polícia de Goiás prende integrantes de torcida organizada por emboscada a torcedor rival