Maraisa é criticada por música que menciona transtorno borderline e apaga vídeo após repercussão

Após a repercussão negativa e acusações de estigmatização, a artista apagou o vídeo da canção

Música "Borderline"

Compartilhe

A cantora Maraisa, que faz dupla com Maiara, se envolveu em uma polêmica ao divulgar nas redes sociais a música inédita “Borderline”, que trata de um relacionamento abusivo e faz referência direta ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). Após a repercussão negativa e acusações de estigmatização, a artista apagou o vídeo da canção.

Na letra, Maraisa canta: “Nem preciso de CRM pra diagnosticar essa loucura que cê tá vivendo / Fiquei sabendo que ele namorou outras pessoas / Pra cada uma ele foi um personagem / E esse perfil se encaixa numa personalidade borderline.” Em outro trecho, descreve o parceiro como alguém “instável, intenso, extremo” e que “te isolou de todo mundo”. Para muitos internautas, a canção associa erroneamente o transtorno a comportamentos manipuladores e violentos, o que gerou forte reação nas redes sociais, inclusive de pessoas diagnosticadas com TPB.

A modelo Andressa Urach, que tem o diagnóstico, chegou a declarar que pretende acionar o Ministério Público, classificando a música como um caso de psicofobia — preconceito contra pessoas com transtornos mentais. Especialistas afirmam que o TPB é uma condição complexa, que precisa de diagnóstico profissional. Além disso, o paciente precisa de acompanhamento com atenção.

Transtorno de Personalidade Borderline

O Transtorno de Personalidade Borderline é caracterizado por instabilidade emocional intensa, medo de abandono, impulsividade, dificuldades nos relacionamentos interpessoais e comportamentos autodestrutivos. Embora desafiante, o TPB é tratável, especialmente com psicoterapia e, em alguns casos, medicação. A banalização ou representação incorreta do transtorno pode contribuir para o estigma, dificultando ainda mais o diagnóstico e o acolhimento de quem convive com ele.

Até o momento, a assessoria de Maraisa não se pronunciou oficialmente sobre o caso, e não há previsão de lançamento oficial da música “Borderline”. Contudo, logo após postar a música, a sertaneja fez um vídeo zombando da situação. “Enquanto o povo está cancelando a gente, estamos aqui compondo porque o trabalho não pode parar. E, logo mais, esperem aí no feed mais temas polêmicos.”

Leia também: Show de Lady Gaga terá mais de 5,3 mil agentes no esquema de segurança