Prefeitura de Goiânia alerta sobre impacto ambiental causado pelo descarte irregular de lixo

Entre janeiro e abril deste ano, equipes retiraram 15.521 toneladas de entulho da rede de drenagem da cidade

Prefeitura retirou toneladas

Compartilhe

A Prefeitura de Goiânia retirou, entre janeiro e abril deste ano, 15.521 toneladas de entulho da rede de drenagem da cidade. O volume, retirado por meio da limpeza de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e ramais, reflete o impacto direto do descarte irregular de lixo nas ruas e a falta de conscientização sobre a separação correta dos resíduos.

De acordo com a superintendente de Obras e Serviços de Infraestrutura Urbana da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Flávia Ribeiro Dias, o hábito de jogar lixo nas vias públicas contribui para o entupimento das galerias de águas pluviais, o que provoca alagamentos em períodos de chuva, além de danos ambientais e riscos à saúde da população. “O goianiense sempre foi exemplo de ordem, cordialidade e educação. Então, é hora de unirmos forças, todos empenhados para que a cidade volte a ser limpa e linda”, defende.

Flávia reforça que o problema exige o envolvimento de toda a sociedade. “A prefeitura vem fazendo a sua parte, mas só com a ajuda do nosso povo agindo e fiscalizando vamos ter êxito. A mudança começa dentro dos nossos lares”, afirma.

Impacto ambiental

Além disso, a superintendente alerta que resíduos aparentemente inofensivos, como embalagens descartadas nas calçadas, acabam indo parar na rede de drenagem e seguem para córregos e rios. “É fundamental que todos se conscientizem da importância de se manter as ruas e bocas de lobo limpas”, pontua.

Com o objetivo de intensificar a conscientização da população, a Prefeitura lançou no último sábado a campanha “A cidade é sua casa. Cuide bem dela”. A ação inclui a instalação de cestos de lixo em pontos estratégicos da capital e o uso de faixas, outdoors, painéis de LED e materiais publicitários com foco em educação ambiental.

Equipes da Seinfra realizam a limpeza da rede de drenagem com o uso de caminhões hidrojato e robôs para inspeção das tubulações. Entre janeiro e abril, as equipes limparam 12.208 bocas de lobo, 1.106 poços de visita, 571 bueiros e mais de 124 mil metros de ramais. As ações atendem tanto vistorias programadas quanto solicitações feitas pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Leia também: Saiba o que fazer em casos de acidentes sem vítimas em Goiânia