A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza neste sábado (10/05), o Dia D de Vacinação contra a Influenza, das 8h às 17h. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá fazer a atualização da caderneta vacinal da população. A mobilização ocorrerá em 18 unidades de saúde estrategicamente distribuídas pela cidade.
A Central de Imunização também estará de portas abertas com um parquinho infantil para recepção das crianças. Haverá ainda um ponto de drive-thru na Cidade Administrativa. No drive, a vacinação será apenas para gripe.
A vacinação contra a gripe é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Dentre eles: idosos com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, da educação, caminhoneiros, forças de segurança, população em situação de rua, indígenas e população privada de liberdade.
Conforme o Ministério da Saúde, em 2025, a vacina contra a influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses, gestantes e idosos, sendo disponibilizada ao longo de todo o ano em 35 salas de vacina do município. Em Aparecida, a campanha de influenza já aplicou mais de 25 mil doses entre os dias 31 de março e 30 de abril, com destaque para a imunização de 11.503 idosos e 5.267 crianças.
Estratégias de imunização
Além do atendimento nas unidades fixas e do Dia D, a SMS também realiza ações itinerantes de vacinação para pessoas acamadas, com dificuldade de locomoção, e em locais estratégicos como abrigos de idosos, empresas, hospitais, clínicas de hemodiálise, CMEIs e centros especializados. Além disso, desde o dia 07 de maio, a vacinação móvel está sendo realizada no AMAG e no Centro de Especialidades. O atendimento acontece na segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 16h, com foco na imunização de adultos.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal da população, que ainda está baixa e preocupante, garantindo que todos que fazem parte dos grupos prioritários recebam o imunizante. O Dia D é uma oportunidade fundamental para cuidar da saúde e colocar as vacinas em dia”, reforça o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães.
De acordo com a SMS, para receber a vacinas, é necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão SUS ou CPF. Se a pessoa for de algum grupo prioritário, também é necessário apresentar laudo médico ou documento funcional). Veja os locais aqui.
Leia também: Goiânia realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza neste sábado