Com expectativa de milhares de visitantes, a 78ª Pecuária de Goiânia contará com um esquema especial de trânsito e segurança ao longo de seus 15 dias de programação, de 15 a 25 de maio.
Para garantir a mobilidade e a tranquilidade do público, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), organizou uma série de mudanças viárias e ações integradas com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar de Goiás.
Entre as medidas, estão interdições de cruzamentos, proibição de estacionamento em diversas vias próximas ao Parque de Exposições da SGPA, bem como o reforço no policiamento ostensivo. Conforme a prefeitura, as alterações já começam a valer nesta semana. Os agentes de trânsito vão intensificar as ações nos finais de semana e durante os dias de shows.
Mudanças no trânsito
As intervenções viárias visam reduzir conflitos de tráfego e facilitar o deslocamento de pedestres e veículos.
A Prefeitura de Goiânia vai fechar o cruzamento da 5ª Avenida com a Avenida Armando de Godoy, permitindo apenas que motoristas que trafegam pela Armando de Godoy façam a conversão à direita. Quem precisar acessar a Avenida Independência deverá seguir pela Rua 206-A.
A partir das 17h, em dias de shows e finais de semana, o cruzamento da Avenida 1 com a Avenida Engenheiro Fuad Rassi também será interditado, e a via passará a operar em sentido único.
Além disso, a prefeitura proibirá o estacionamento ao lado do Parque de Exposições em diversas vias da região: Avenida Eng. Fuad Rassi, Avenida 1, Rua 257, 5ª Avenida, Avenida Independência e Rua 227.
De acordo com o diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos, as áreas estarão devidamente sinalizadas e contarão com a presença de agentes. “Teremos equipes nos principais cruzamentos, orientando motoristas, moradores e visitantes. A presença dos agentes é essencial para garantir a segurança e fluidez neste período de grande movimento”, afirmou.
Reforço na segurança
Além do suporte no trânsito, a segurança vai contar com atuação integrada entre GCM e Polícia Militar. A GCM terá patrulhamento fixo, rondas e presença estratégica. “Estaremos próximos do público, garantindo segurança a visitantes, comerciantes e moradores da região. A missão da Guarda é proteger e orientar”, destacou o subcomandante da GCM, Washington Moreira.
Além disso, a Polícia Militar atuará de forma ostensiva, com reforço nos horários de pico. “Nossa prioridade é manter a ordem pública, atuar nas orientações de trânsito e proporcionar um ambiente seguro para todos”, pontuou o tenente-coronel Thiago Salum.
Leia também: Mabel afirma que Pecuária gratuita é um presente para Goiânia