Diante do aumento dos casos e internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em Aparecida de Goiânia e no Estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta quinta-feira (15/05) um cronograma especial de vacinação em pontos estratégicos da cidade. A medida visa facilitar o acesso da população às vacinas, especialmente dos usuários do transporte coletivo, como forma de conter o avanço das doenças respiratórias.
A campanha segue até o dia 23 de maio e ocorrerá sempre no período das 17h às 21h. De acordo com a programação, um trailer da SMS circulará por diferentes pontos da cidade aplicando a vacina contra a gripe, além dos demais imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para adultos. Além disso, as vacinas seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) durante o horário comercial.
Nesta sexta-feira (16/05), os trailers estarão posicionados no Parque Lafaiete, no Setor Village Garavelo, e no Terminal Cruzeiro. A escolha dos locais busca alcançar maior número de pessoas em horários de grande circulação. Dessa forma, o objetivo é ampliar a cobertura vacinal e fortalecendo a prevenção.
Conforme a SMS, a iniciativa faz parte de uma estratégia da gestão municipal para conter surtos sazonais de doenças respiratórias, que têm pressionado os serviços de saúde.
Confira as datas, locais e horários da vacinação
- 15/05 (quinta-feira): Terminal Cruzeiro / Parque da Família
- 16/05 (sexta-feira): Terminal Cruzeiro / Parque Lafaiete
- 19/05 (segunda-feira): Terminal Garavelo / Parque da Criança
- 20/05 (terça-feira): Terminal Garavelo / Terminal Vila Brasília
- 21/05 (quarta-feira): Terminal Vila Brasília / Terminal Veiga Jardim
- 22/05 (quinta-feira): Terminal Veiga Jardim / Terminal Cruzeiro
- 23/05 (sexta-feira): Terminal Cruzeiro / Terminal Garavelo
Vacinação infantil nas UBSs e na Central
A SMS reforça a importância da vacinação de toda a comunidade e, especialmente neste momento, da imunização contra a gripe para os grupos prioritários: idosos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde, bem como da educação. As crianças seguem sendo vacinadas normalmente nas Unidades Básicas de Saúde e na Central de Imunização.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, o cartão de vacinação.
Leia também: Médicos alertam para riscos da gripe em pessoas com mais de 60 anos