Gripe aviária:RS monta barreiras sanitárias em Montenegro

Compartilhe

Agência Brasil

O governo do Rio Grande do Sul começou a montar barreiras sanitárias para conter a gripe aviária em Montenegro, onde um foco foi confirmado na sexta-feira (16).

Até a noite de sábado (17), cinco das sete barreiras previstas já haviam sido instaladas. O vírus identificado é de alta patogenicidade, segundo o Ministério da Agricultura.

As barreiras foram posicionadas em estradas estratégicas: duas na BR-386, uma na RS-124, outra na TF-10 (sentido Triunfo) e três em vias vicinais.

De acordo com o governo estadual, o objetivo é inspecionar veículos de carga viva, transporte de ração e coleta de leite, que circulam entre propriedades rurais.

Além disso, dentro de um raio de três quilômetros, até automóveis de passeio serão desinfetados. No entanto, pedestres não são o foco da operação.

As ações contam com o apoio da Patrulha Ambiental da Brigada Militar e da prefeitura local, e terão operação ininterrupta, 24 horas por dia.

Os postos de controle foram instalados num raio de três a dez quilômetros do local onde o foco da doença foi registrado.

Segundo o estado, cerca de 540 propriedades rurais dentro dessa área serão vistoriadas para avaliação e ações de educação sanitária.

A prefeitura de Montenegro tranquilizou a população, afirmando que o risco de transmissão da gripe aviária para humanos é muito baixo.

Geralmente, a infecção só ocorre em casos de contato direto e frequente com aves contaminadas, como em tratadores ou profissionais do setor.

Conforme o comunicado, todas as pessoas em monitoramento não apresentaram sintomas da doença até o momento.

Por fim, a administração municipal pediu compreensão dos moradores quanto a possíveis desvios de trânsito e interrupções temporárias por conta dos bloqueios.

“Não há motivos para pânico”, reforçou a nota oficial divulgada pela prefeitura.