O Instutito Promover (IPHAC), em parceria com a Agência Goiânia de Habitação (AGEHAB) e a Caixa, realiza, todos os sábados, desde o dia 26/4, a Oficina de Bombeiro Mirim na região do Conjunto Vera Cruz II, em Goiânia. A ação atende duas turmas, sendo uma composta por crianças de 6 a 9 anos. E a Turma 2, com adolescentes de 10 a 17 anos, totalizando 60 participantes.
De acordo com a equipe do IPHAC envolvida na qualificação, a oficina tem como objetivo principal a formação cidadã. Bem como o desenvolvimento de habilidades essenciais, como primeiros socorros, combate a incêndio e disciplina. Cada turma composta por 30 crianças e adolescentes que participam de atividades práticas e educativas. Sempre com foco na construção de valores como responsabilidade, trabalho em equipe e solidariedade.
Entre as atividades realizadas, destacam-se exercícios de ordem unida e educação física, que promovem disciplina, espírito de equipe e condicionamento físico. No módulo de Primeiros Socorros, os participantes aprenderam técnicas de imobilização de lesões no ombro, manobras de desengasgo. E a aplicação correta de curativos compressivos para cortes, conforme os protocolos de atendimento pré-hospitalar.
Durante as aulas práticas, os jovens também receberam orientações sobre como imobilizar e posicionar corretamente uma vítima em uma prancha rígida, reforçando assim a importância da atuação rápida e segura em situações de emergência.
“A Oficina de Bombeiro Mirim é um exemplo de como projetos sociais podem transformar realidades e preparar crianças e adolescentes para atuarem com responsabilidade e empatia em suas comunidades”, conforme destaca o presidente do IPHAC, Valdinei Valério.
Leia também: Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias