Fica 2025 promove capacitação gastronômica para restaurantes da cidade de Goiás. A 26ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental será de 10 a 15 de junho, na cidade de Goiás.
A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Senac Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), busca elevar o padrão de atendimento e a qualidade gastronômica dos estabelecimentos que irão receber o público do festival.
De acordo com o coordenador de gastronomia do Senac Goiás, Márcio Zago, o foco é preparar os restaurantes para oferecer experiências de excelência. “O festival está proporcionando essa capacitação como um legado. O nosso objetivo é fazer com que os restaurantes melhorem suas práticas e que isso permaneça para além do evento. Os empresários e colaboradores vão sair certificados, com conhecimento técnico e visual que poderão aplicar durante e depois do festival”, conforme destaca.
A programação inclui três oficinas principais: boas práticas para serviços de alimentação, atendimento de excelência para garçons e food styling, que trabalha a apresentação visual dos pratos. As duas primeiras oficinas serão realizadas em grupo na segunda-feira (19/5), antes do início do Fica. Já o workshop de food styling será realizado individualmente em cada restaurante nos dias seguintes.
“Na terça e quarta-feira, vamos visitar um por um dos 14 restaurantes participantes com um fotógrafo profissional para aplicar a capacitação in loco. Vamos trabalhar na montagem dos pratos e já aproveitar para registrar imagens profissionais. Essas fotos serão entregues gratuitamente aos empresários para uso nas redes sociais ou nos cardápios”, assim explica Zago.
Pratos
Os pratos desenvolvidos — todos com base na culinária regional e pensados especialmente para o festival — irão compor o Guia Gastronômico do Fica 2025, uma publicação digital interativa que estará disponível no site oficial do festival.
O guia terá mapa com a localização dos restaurantes, descrição dos pratos, preço promocional, redes sociais, além da história do prato e do estabelecimento. O público poderá votar em seus favoritos, em um modelo de interação inspirado em concursos gastronômicos como o “Comida di Buteco”.
“Mais do que um material de divulgação, esse guia será uma vitrine para a gastronomia da cidade de Goiás. Ele valoriza a tradição local e conecta a cultura do cinema ambiental com a culinária regional, incentivando o turismo e o comércio”, reforça Márcio Zago.
A ação representa um ganho duradouro para a economia criativa local, promovendo capacitação técnica, visibilidade e movimentação econômica para os estabelecimentos. assim, o Fica 2025 reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, integrando cultura, meio ambiente e valorização da produção regional.
Sobre o Fica
Com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”, o Fica 2025 traz nesta edição uma vasta programação gratuita que inclui mostras competitivas de cinema, oficinas, atrações culturais, atividades ambientais. Bem como sessões voltadas ao público infantil, shows musicais, além de fóruns e debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional.
O festival é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).
Leia também: General advertido durante audiência de testemunhas da trama golpista