Na primeira metade da Romaria 2025, quase 300 mil pessoas já passaram pelo Centro de Apoio aos Romeiros (CAR), em Trindade, iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social. O espaço funciona 24 horas com serviços gratuitos do Governo do Estado, incluindo alimentação, hidratação, saúde e descanso.
“Aqui, cada pessoa é acolhida com dignidade, respeito e carinho”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. “Ver os olhos de quem chega brilharem com uma xícara de leite com canela ou um curativo feito na hora certa é o que nos move”.
Entre os itens mais procurados pelos fiéis está o tradicional leite com canela, símbolo da generosidade goiana no acolhimento aos romeiros. No CAR, as equipes já distribuíram 116,6 mil copos de 200 ml, o que equivale a mais de 23 mil litros da bebida. Além disso, ofereceram também 8,1 mil litros de suco, 900 litros de chá, assim como mais de 2 mil litros de café. O CAR já serviu 127 mil pães assados na hora.
“O leite com canela é o nosso combustível de fé”, contou a romeira Maria Aparecida Lima, de 58 anos, que veio de Caldazinha. “Todo ano, quando chego aqui no CAR, sinto que valeu a pena cada passo. A gente é tratada com tanto carinho, parece que estamos chegando em casa”.
Serviços e acolhimento
Diariamente, a OVG distribui lanches como pão com manteiga, pão com mortadela, café, leite com canela, chá, suco, bem como água. Cerca de 150 colaboradores, entre funcionários da OVG, voluntários e contratados temporários, se revezam em três turnos para garantir o atendimento contínuo. Conforme a OVG, as equipes preparam e servem os alimentos no próprio local.
Com uma estrutura de 4,2 mil metros quadrados, o CAR conta com capela, fraldário e banheiros acessíveis. Além disso, uma base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros oferecem suporte permanente no Centro. O local também possui uma padaria própria, responsável pela produção de pães servidos aos romeiros ao longo do dia.
De acordo com Kelisson Ricardo Brito, de Campos Belos, o Centro de Apoio ao Romeiro é essencial para quem enfrenta a caminhada com fé, mas também precisa de amparo ao longo do percurso. “A estrutura é excelente, dou nota 10! Quando a gente chega, tem tudo à disposição: água fresquinha, banheiros limpos, o pãozinho com manteiga que tá uma delícia…”, elogiou.
Leia também: Governo de Goiás amplia número de viagens do transporte coletivo para atender romeiros de Trindade