Correr no Hayward Field, em Eugene, nos Estados Unidos, parece fazer bem para Alison dos Santos. No estádio onde foi campeão mundial dos 400 metros com barreiras há três anos, o brasileiro fez a melhor marca dele no ano e ainda superou o medalhista de ouro dos Jogos de Paris, na França, para vencer pela primeira vez na temporada 2025 da Diamond League, principal circuito de atletismo do mundo.
No último sábado (05/07), Alison completou os 400 m com barreiras da etapa de Eugene em 46s65, três centésimos mais rápido que sua melhor marca anterior do ano, alcançada em junho, em Estocolmo, na Suécia. Enquanto isso, o norte-americano Rai Benjamin, medalha de ouro em Paris, ficou com a segunda posição, com o tempo de 46s71. Por fim, o nigeriano Ezekiel Nathaniel completou o pódio, com 47s88.
Foi justamente no Hayward Field, na final do Mundial de 2022, que Piu ─ como ele é conhecido ─ estabeleceu a melhor marca da carreira (46s29), que também é o recorde brasileiro e sul-americano. A próxima parada da Diamond League será em Mônaco, na próxima sexta-feira (11/07). Nove etapas foram disputadas e faltam seis para o fim da temporada. Alison é o atual campeão dos 400 m com barreiras no circuito.
Alison está em preparação para o Mundial deste ano, que será em Tóquio, no Japão, entre 13 e 21 de setembro. Duas vezes medalhista olímpico de bronze, ele, atualmente, é o terceiro do mundo no ranking da prova na World Athletics, federação internacional de atletismo. Piu só está atrás de Benjamin (1º) e do norueguês Karsten Warholm (2º), que é o recordista dos 400 m com barreiras.
Agência Brasil
Leia também: Real Madrid e PSG passam às semifinais da Copa do Mundo de Clubes