O Hospital e Maternidade Dona Íris recebeu mais de 5 mil itens da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na tarde desta terça-feira (08/07). Entre os insumos entregues estão medicamentos utilizados na assistência às gestantes, agulhas, soro e outros materiais hospitalares. De acordo com a SMS, técnicos da pasta constataram a falta de materiais básicos para a continuidade da assistência na unidade de saúde.
“Nós estamos percorrendo as maternidades e ouvindo profissionais de saúde e pacientes para entender as dores, dificuldades e como podemos contribuir”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer. Além disso, Pellizzer afirmou que a atual gestão já repassou, em 2025, mais de R$ 103,6 milhões à Fundahc. A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas é responsável pelo abastecimento das unidades e pela operacionalização dos atendimentos. A SMS também está enviando itens de consumo para evitar o agravamento da situação.
Assessora técnica da pasta, Milena Bemfica, explica que a entrega dos itens visa suprir déficits dos produtos até a efetivação do repasse de julho. “Os funcionários nos disseram, por exemplo, que exames estavam deixando de ser feitos por falta de papel para imprimir os resultados, que não são liberados em tela para o médico. Então estamos enviando papel, testes de Covid e Influenza e uma série de outros itens que eles nos relataram estar em falta”, disse a profissional.
Pagamento
Conforme a SMS, a pasta realiza os repasses à Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) assim que recebe recursos do Ministério da Saúde. Os valores são para o custeio de serviços de média e alta complexidade, categoria em que as maternidades se encontram.
“A SMS recebeu os repasses referentes ao mês de julho nesta terça-feira e até amanhã fará o pagamento à Fundahc. É importante lembrar que os débitos com os fornecedores são de responsabilidade da fundação, que tem autonomia para gerir os valores que são repassados”, afirmou Luiz Pellizzer.
Leia também: Maternidades de Goiânia alertam para a importância do Teste do Pezinho