Advogado postou vídeos no avião antes do desastre

Márcio Carpena e o piloto Gustavo Medeiros morreram carbonizados

Proprietário do aviãoFoto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Compartilhe

O proprietário do avião que caiu na manhã desta sexta-feira (07/02) na zona oeste em São Paulo, o advogado gaúcho Márcio Carpena, postou em suas redes sociais imagens da aeronave taxiando na pista do Campo de Marte e ao lado do piloto Gustavo Medeiros, pouco antes do acidente, que ocorreu por volta das 7h20. 

O avião de pequeno porte caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda, em São Paulo. Carpena e Medeiros morreram carbonizados. Outras seis pessoas que estavam próximas ao acidente ficaram feridas. No perfil do advogado tem ainda fotos dele na cabine do avião, um King Air F90, adquirido em dezembro de 2024 por Carpena e Russowsky.

O King Air F90 é uma aeronave de pequeno porte, fabricada pela Beechcraft, nos Estados Unidos. Tem capacidade para oito pessoas, sete passageiros mais o piloto. Estava em nome da Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos Ltda, de Porto Alegre.

Circunstâncias

Até o momento, o que se constata, por meio de vídeos, é que a aeronave, quando já estava sem controle, colidiu em uma árvore ou cabo de energia. Em seguida, após a batida, a base do avião raspou no asfalto e, imediatamente, explodiu, levantando uma fumaça densa e escura.

A poucos metros do local onde o avião se chocou contra o solo, havia diversos veículos parados em um semáforo. Logo após o acidente, até às 10h30, autoridades policiais bloqueavam pontos da Avenida Marquês de São Vicente para evitar a circulação indiscriminada de pedestres e veículos, o que, por sua vez, dificultaria as atividades de perícia.

Pouco restou da aeronave, que acabou quase totalmente consumida pelas chamas. No entanto, apenas uma fração da parte dianteira resistiu ao acidente. Por outro lado, o ônibus atingido teve a traseira e seu interior bastante danificados pelo fogo, ficando repleto de fuligem. O veículo, que pertence à Viação Santa Brígida, fazia a linha 8.500-10, no trecho entre os terminais Pirituba e Barra Funda.

Agência Brasil

Leia também: Aeronave colidiu em árvore antes de atingir ônibus em São Paulo