Alego anuncia digitalização e fim ao uso de papel

Alego Digital e Deputados Aqui prometem revolucionar o parlamento goiano

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) anunciou, nesta terça-feira (19/09), duas inovações que prometem revolucionar a maneira como o Parlamento goiano opera, com foco na eficiência, economicidade e transparência.

A primeira novidade anunciada pelo presidente Bruno Peixoto é o lançamento de uma tecnologia dentro do sistema Alego Digital, que permitirá que parlamentares apresentem projetos de lei de forma totalmente eletrônica.

Essa mudança eliminará o processo legislativo em papel, marcando a primeira vez na história do Parlamento goiano que o papel deixará de ser usado na tramitação de projetos de lei.

Essa transição para o formato digital visa não apenas aprimorar a eficiência e a agilidade dos procedimentos legislativos, mas, também demonstra o compromisso da Alego com a preservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de papel de forma significativa.

A segunda novidade anunciada é o lançamento do aplicativo “Deputados Aqui”, uma plataforma que oferecerá novas possibilidades de interação entre a população e o Parlamento goiano. Com esse aplicativo, os cidadãos terão acesso facilitado às ações dos deputados estaduais, acompanhando e interagindo com o trabalho legislativo na palma de suas mãos.

Mais transparência

Segundo Bruno Peixoto, essas medidas estão alinhadas com o objetivo da Alego de se tornar o Legislativo mais transparente do Brasil. Com essas inovações, a população terá mais acesso aos projetos apresentados e aos trabalhos dos parlamentares.

Inovação

O secretário adjunto de Inovação, Leonardo Rassi, disse que o aplicativo “Deputados Aqui” é uma ferramenta que se cria uma porta de entrada mais fácil e mais simples para a sociedade poder interagir direto com o Poder Legislativo.

O aplicativo “Deputados Aqui” já está em funcionamento e pode ser baixado para dispositivos móveis, proporcionando uma nova forma de interação entre a população e o Parlamento goiano. Além disso, o sistema Alego Digital, que está em operação desde maio de 2022, ganha nova modernização na gestão de documentos e processos na Assembleia Legislativa.

Leia também: