Alego lança sistema para gestão de emendas parlamentares

Sistema integrado ao Sislog 2.0 que vai gerenciar todo o ciclo de execução das emendas parlamentares

Alego lançou o EmendasGOFoto: Isabella Londe

Compartilhe


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) lançou, na manhã desta terça-feira (11/02), o EmendasGO, um sistema integrado ao Sislog 2.0 que vai gerenciar todo o ciclo de execução das emendas parlamentares.

A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (Serint), a Secretaria de Administração (Sead) e a Secretaria Geral de Governo (SGG), promete mais transparência, bem como controle sobre a destinação dos recursos. O evento ocorreu no auditório 2 da Alego e reuniu deputados estaduais, assessores e representantes do governo.

Durante a cerimônia, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que representou o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), destacou a importância da fiscalização dos recursos. “As emendas parlamentares são oriundas do bolso do contribuinte e, por isso, precisam ser muito bem aplicadas, garantindo benefícios para toda a população”, afirmou. Ele alertou ainda que, a partir de agora, os prefeitos devem acessar o sistema para se cadastrarem e receberem os repasses.

Mais transparência

De acordo com o subsecretário Antônio Carneiro, da Serint, o lançamento é um avanço no sistema de transparência e um modelo para outros estados. Segundo ele, Goiás busca se tornar referência na gestão do orçamento parlamentar, simplificando a prestação de contas. Já o subsecretário de Logística e Patrimônio da Sead, Rogério Carneiro, ressaltou que a integração ao Sislog 2.0 trará mais controle e eficiência. “Isso possibilita um acompanhamento mais rigoroso dos recursos destinados a áreas prioritárias, como saúde e educação”, afirmou.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da SGG, Márcio César Pereira, destacou que a informatização do processo melhora a qualidade dos dados e facilita o monitoramento. “É a tecnologia sendo colocada a serviço do povo”, enfatizou. A superintendente de Gestão de Emendas Parlamentares, Mariana Ribeiro, explicou que, a partir de agora, os parlamentares só poderão indicar beneficiários já cadastrados no sistema. Ela também demonstrou o funcionamento da plataforma, que conta com vídeos tutoriais e manuais para orientar os usuários.

Como funciona o EmendasGO?

O sistema automatiza e integra todo o fluxo das emendas parlamentares. O processo começa com a indicação das emendas no Sistema Eletrônico de Propostas (SEP). Após a publicação do Anexo V da Lei Orçamentária Anual (LOA), os dados são transferidos para o EmendasGO. A partir daí, os órgãos responsáveis, como Serint, Saúde e Educação, iniciam os trâmites para empenho, liquidação e pagamento dos valores.

Além disso, o sistema permite comunicação direta com os beneficiários e possibilita ajustes nas indicações dentro dos prazos estabelecidos. Os parlamentares também poderão acompanhar o andamento das emendas por meio de relatórios gerenciais, garantindo mais transparência e agilidade ao processo.

Leia também: Juiz de Goiás quer suspender WhatsApp no Brasil