Anápolis ganha primeira sala pública de cinema

Cine Sibasolly exibirá filmes de mostras do circuito alternativo, anapolino e de âmbito nacional e internacional

sala de cinema AnápolisFoto: divulgação/Prefeitura

Compartilhe

Anápolis ganha primeira sala pública de cinema. O Cine Sibasolly exibirá filmes de mostras do circuito alternativo, anapolino, nacional e internacional.

A estreia do novo espaço foi na última sexta-feira (26/4).

Ao final da exibição, ainda tiveram a oportunidade de participar de um bate papo com alguns diretores das películas reproduzidas.

O novo espaço fica na Galeria Antônio Sibasolly, que funciona no Centro Cultural Ulysses Guimarães, na Praça Bom Jesus.

A iniciativa é da produtora Território Cultural, possível graças à aprovação do projeto Cinema Para Todos no Edital da Lei Paulo Gustavo.

Além disso, é uma parceria com a Associação dos Amigos da Galeria Antônio Sibasolly, operacionalizada pela Prefeitura de Anápolis.

O local, que ganhou o nome de Cine Sibasolly, passou por uma grande reforma e conta com piso tátil, climatização, 44 lugares, uma tela com cinco metros de largura e três de altura e equipagem tecnológica.

Mas o novo espaço não se limitará apenas à exibição de filmes, ele estará disponível para atividades culturais, como palestras, cursos, reuniões e outras iniciativas.

As sessões ocorrerão todas as quintas-feiras, às 20h, e também na última sexta de cada mês, até o final do mês de setembro.

Serão exibidos filmes de mostras do circuito alternativo, anapolino e de âmbito nacional, mas também produções livres para exibição (franceses, italianos e argentinos).

Na estreia, foram exibidos quatro filmes de cineastas anapolinos, entre eles “João de Barro”, de Absair Weston; “Bilhete”, de Daniel Duarte Sena; “Capitão Tocha”, de Matheus Amorim; e “Da Margem do Rio o Mar”, de Rei Souza.

De acordo com os responsáveis, a iniciativa só foi possível graças a recursos da Lei Paulo Gustavo, com investimento de R$ R$ 121.869,33.

Histórico

O prédio que hoje é o Centro Cultural Ulysses Guimarães foi idealizado em 1938 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, bem como a sede do Fórum.

Em 1975, a Prefeitura ganha uma nova sede e o prédio se mantém apenas como fórum da cidade.

Anos depois, em 1993, o poder judiciário se muda para uma nova sede e o prédio passa a ser ocupado por diferentes órgãos.

Atualmente, no prédio funciona a Galeria Antônio Sibasolly, que promoveu em 2019 uma reforma que compreendeu a fachada e a estrutura interna, além de realizar com recursos próprios a manutenção e reparo do prédio.

Leia também: Luana, jogadora da seleção, é diagnosticada com Linfoma de Hodgkin