A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização da pasta de dente Colgate Clean Mint em todo o território nacional. A decisão está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27/03). O órgão interditou o produto após o registro de reações adversas em consumidores.
A interdição do produto tem prazo previsto em lei de 90 dias. A Anvisa destacou que recebeu as notificações das reações entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025. O creme dental é uma nova versão da Colgate Total 12, com mudança na fórmula. O produto, que começou a ser comercializado em julho de 2024, utiliza fluoreto de estanho, enquanto a versão anterior continha fluoreto de sódio.
De acordo com a Anvisa, o órgão recebeu oito notificações, totalizando 13 eventos adversos associados ao uso do produto. Entre os principais sintomas relatados estão inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência e dormência na boca, boca seca, irritação na gengiva e vermelhidão.
Resposta da Colgate
A marca ainda pode recorrer da decisão da Anvisa. A empresa ainda não se posicionou sobre o caso.
Além disso, a Anvisa reforça a importância de os consumidores ficarem atentos a qualquer reação adversa e comunicarem imediatamente ao Sistema de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa), caso apresentem sintomas relacionados ao uso do produto.
Leia também: Governo entrega 156 novas ambulâncias para a frota do Samu