Um apagão cibernético afeta serviços em vários países do mundo nesta sexta-feira (19/07). De acordo com o Downdetector, site que monitora falhas na internet, foram registrados picos repentinos em sites que utilizam aplicativos da Microsoft desde a noite dessa quinta-feira (18/07).
Companhias de aviação, de comunicações e de finanças são as mais afetadas. No Brasil, os primeiros relatos de problemas são de bancos, como os do Bradesco, Pan, Neon e Next. Os aplicativos começaram a apresentar instabilidade por volta das 7h. Contudo, ainda não há confirmação se a instabilidade está ligada ao apagão global.
Voos da American Airlines, United e Delta foram suspensos, segundo informações da TV norte-americana ABC. Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido, Alemanha, África do Sul e Índia estão entre os países mais afetados pelo apagão. Serviços ferroviários e a Bolsa de Valores do Reino unido também foram atingidos.
Empresas e entidades afetadas pelo incidente apontaram um problema técnico com softwares da empresa de segurança Crowdstrike em sistemas Windows, da Microsoft. Em nota, a Crowdstrike afirmou que o apagão global se deve a um problema de atualização de sistema.
“O problema foi identificado, isolado e um conserto está sendo feito. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as mais recentes atualizações e vamos continuar oferecendo atualizações completas e contínuas em nosso site”.
A Crowdstrike é uma empresa de segurança online fundada em 2011, dedicada a proteger algumas das maiores empresas do mundo contra ataques cibernéticos.
Especializada em segurança digital, a empresa trabalha para evitar que softwares ou arquivos maliciosos comprometam redes corporativas. Além disso, a Crowdstrike foca na proteção de dados para empresas que transferiram suas bases de seus próprios computadores para servidores em nuvem.
A Microsoft também emitiu uma declaração, através de seu porta-voz. “Estamos cientes de um problema afetando aparelhos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software terceirizada. Nós avisamos que uma solução está por vir”.
Leia também: Dólar fica perto de R$ 5,60 com incertezas no Brasil e no exterior