Aparecida de Goiânia inicia vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

A imunização é destinada aos grupos prioritários e acontecerá em 37 salas de vacinação distribuídas por toda a cidade

Aparecida deu início à vacinação

Compartilhe


A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (31/03), a partir das 7h30. A imunização é destinada aos grupos prioritários e acontecerá em 37 salas de vacinação distribuídas por toda a cidade. Além disso, dois “Dias D” estão programados para os dias 12 de abril e 10 de maio, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal.

Neste ano, a vacina contra a influenza passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos acima de 60 anos. Com essa mudança, a imunização desse público ocorrerá ao longo de todo o ano, e não apenas em campanhas sazonais.

Quem pode se vacinar

O público-alvo da campanha inclui idosos, gestantes, crianças, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com comorbidades e outros grupos definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação será feita mediante a apresentação de documentos pessoais e comprovantes da condição específica de cada grupo.

A meta da SMS é imunizar 90% de cada grupo prioritário. As pessoas podem tomar a vacina trivalente contra a influenza – que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B – junto a outros imunizantes necessários para a atualização do esquema vacinal.

Locais e horários de vacinação

A imunização será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, a Central de Imunização funcionará das 7h30 às 18h30 durante a semana e das 7h30 às 13h aos sábados. Os postos não abrirão em feriados e pontos facultativos.

A cidade conta com 37 pontos de vacinação, entre UBSs espalhadas por diferentes bairros e a Central de Imunização. Veja a lista aqui.

Outros grupos

Antes do início oficial da campanha, neste sábado (29/03), equipes da SMS vacinarão idosos internados em oito abrigos da cidade. A partir da terça-feira (1º/04) até 7 de maio, a SMS também vai imunizar crianças de 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), seguindo um cronograma já estabelecido.

Além disso, na próxima semana, a prefeitura iniciará a vacinação da população em situação de rua, garantindo o acesso desse grupo à imunização.

Leia também: Casos de sarampo preocupam, mas Brasil ainda é país livre da doença