A prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início a uma operação de recolhimento de pneus velhos, sem uso e descartados irregularmente pela cidade. A ação, que integra um movimento de combate à dengue em Goiás, segue até a próxima sexta-feira (24/01). O foco é eliminar o surgimento de novos focos e destruir criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Durante toda a semana, agentes e servidores da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão a cidade com foco especial nas borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios. Estão sendo utilizados um caminhão com carroceria e 14 camionetes. Após o recolhimento dos pneus nas ruas, o material é encaminhado para a empresa Reverso Reciclagem de Pneus Ltda.
“Os pneus são o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue e o descarte incorreto deles é um grave problema ambiental pois trata-se de um material que leva centenas de anos para se decompor, armazenando água, que é o ambiente propício para a reprodução do mosquito. Com a determinação do prefeito Vilela vamos intensificar todas as nossas ações de combate ao Aedes”, afirmou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
Já o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, que acompanha os trabalhos, convocou a população a participar do enfrentamento ao Aedes aegypti. “Todos devem contribuir cuidando de seus imóveis. Basta 10 minutos por semana para verificar tudo e impedir que recipientes como garrafas, copos, latas e vasos de plantas armazenem água da chuva, além de manter as calhas limpas e as caixas d’água cobertas. Quanto aos pneus, pedimos que guardem eles em local coberto, bem acondicionados, que vamos recolhendo em toda Aparecida.”
Ciente do risco que os pneus representam quando são descartados incorretamente, Mário da Conceição, proprietário há seis anos de uma empresa de manutenção de carros, na Avenida Independência, no Jardim Ipiranga, elogiou o serviço e deu um exemplo de cidadania. “Esse trabalho de recolhimento é muito importante, pois não tenho onde guardar os pneus sem utilidade”, comentou o empresário.
Leia também: Caiado convoca mutirão contra a dengue em Goiás