A Prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início, nesta segunda-feira (26/05), a uma nova fase da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). O foco agora é imunizar adolescentes com idade entre 15 e 19 anos que ainda não tomaram a vacina. A mobilização é conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem como meta alcançar 90% da cobertura vacinal deste público.
De acordo com levantamento da SMS, cerca de 22 mil jovens seguem sem a imunização na cidade — 14.467 do sexo masculino e 7.578 do sexo feminino. A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município.
Dessa forma, a ação busca prevenir doenças graves associadas ao HPV, como câncer do colo do útero, de pênis, ânus, orofaringe, além das verrugas genitais.
“Essa vacinação contra o HPV é muito importante, segura e gratuita. Países que atingiram alta cobertura vacinal já reduziram em mais de 80% os casos de câncer do colo do útero e praticamente eliminaram as verrugas genitais. Trabalhamos para alcançar esse resultado em Aparecida também”, afirma o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
Ações e locais de vacinação
A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com funcionamento das salas de vacina das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, além da Central de Imunização, que atende até as 18h30 em dias úteis e aos sábados até 13h. Postos volantes também serão instalados em locais estratégicos no período noturno, das 18h às 22h, para que adolescentes sejam alcançados em áreas de grande circulação.
Conforme a prefeitura, mais de 35 pontos fixos em diversos bairros estarão disponíveis, além de praças, centros culturais e equipamentos públicos parceiros. Confira o local das salas de vacinas fixas aqui.
Público-alvo
Além dos adolescentes de 9 a 14 anos, que já fazem parte do calendário de vacinação de rotina, a nova etapa da campanha contempla também adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados. De acordo com a SMS, a ampliação inclui ainda pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos com idades entre 9 e 45 anos; vítimas de violência sexual de 15 a 45 anos; usuários de PrEP na mesma faixa etária; bem como pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente a partir de 2 anos de idade.
Postos volantes
- 26/05 (segunda-feira): Praça Sabiá (Colina Azul) e Praça da Juventude (Garavelo) – 18h às 22h
- 27/05 (terça-feira): CEU das Artes Vera Cruz e CEU Parque Flamboyant – 18h às 22h
- 28/05 (quarta-feira): Praça Madre Germana e AparecidaPREV – 18h às 22h
- 29/05 (quinta-feira): Vigilância Epidemiológica (Nova Olinda) e Parque das Nações – 18h às 22h
- 30/05 (sexta-feira): Assentamento Marília Mendonça e Praça da Matriz (Centro) – 18h às 22h
Leia também: Aparecida libera vacina contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos