Nesta sexta-feira (24/1), a Previdência Social no Brasil completará 102 anos. Na mesma data, é celebrado o Dia da Aposentada e do Aposentado.
O 24/1 foi escolhido porque, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando a Caixa de Aposentadorias e Pensões – CAPs para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, com a intenção de cessar o movimento dos trabalhadores que, à época, fez muitas greves, sobretudo devido à falta de condições de trabalho, adoecimento e mortes de operários.
Para celebrar a data, movimentos democráticos, sindicais e populares realizarão amanhã (24/1), a partir das 9h30, na Praça do Bandeirante, em Goiânia, um Ato Público, com a participação de dezenas de lideranças.
Durante a manifestação será distribuída à população uma carta-manifesto que sobre a evolução da Previdência Social no Brasil, as reformas constitucionais e a luta e resistência da classe trabalhadora na defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora brasileira.
A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde a Previdência Social de Goiás e Tocantins (Sintfesp-Go/To), e conta com o apoio do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, CSB, CSP Conlutas, CTB, CUT, Intersindical, UGT, Sindnapi-GO, Adufg Sindicato, Sindsaúde/GO, Sinpro Goiás, Sintego, Sintfesp-Go/To, Sint-IFESgo, Sintsep-GO, SindMPU, Sinjufego, MCP, UEE-GO, Unidade Classista e Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.
Leia também: Solidão no envelhecimento: confira desafios e possibilidades de superação