Avenida das Nações tem desvios para construção de trincheira e novo Eixo Viário

Intervenção faz parte do Eixo Estruturante Leste-Oeste 02 e deve ser concluída em até 180 dias

Avenida das Nações terá desviosFoto: Rodrigo Estrela

Compartilhe

A Avenida das Nações, no limite entre os setores Parque das Nações, Itapuã, Pontal Sul e Buriti Sereno, terá desvios para a construção de uma trincheira em frente ao Condomínio Buriti Sereno. A intervenção faz parte do Eixo Estruturante Leste-Oeste 02. As equipes devem concluir o serviço em até 180 dias.

Com a trincheira, a região Sul da cidade ganhará dois novos eixos viários. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos e ampliar as conexões entre bairros e corredores logísticos. O primeiro eixo parte da GO-040, atravessa os setores Goiânia Park Sul, Jardim Veneza, Buriti Sereno e Itapuã e inclui a duplicação da ponte da Avenida Uirapuru, no Morada dos Pássaros, até o Anel Viário, na altura do Setor América Park.

Já o segundo eixo nasce na própria Avenida das Nações e segue pelas avenidas Prado Júnior, Portugal e Nossa Senhora de Fátima até o Anel Viário, conectando-se ao Eixo Leste-Oeste 01 e à Avenida Rio Verde, passando por bairros como Cardoso e Jardim Helvécia.

Além disso, o projeto prevê a construção de uma ponte no mesmo eixo e outra na Avenida Uirapuru. De acordo com a gestão, isso vai ampliar a integração viária e reduzir congestionamentos em áreas de alta circulação.

Desvios

Para permitir o avanço das obras, a Prefeitura implantou dois desvios temporários na Avenida das Nações. O primeiro, entre a Rua 100-A e a Rua 15 de Novembro, desvia o tráfego da pista principal para a pista oposta. Portanto, o bloqueio é no sentido original para a instalação das redes de drenagem pluvial. O segundo, entre a Rua 15 de Novembro e a Rua Moscou, redireciona o tráfego à direita da via.

Ambos os trechos receberam reforço na sinalização com placas de advertência, cones e alertas para mudança de direção, pista interditada e necessidade de redução de velocidade. Conforme orientação da prefeitura, os motoristas devem redobrar a atenção e respeitar as sinalizações para garantir a segurança de todos.

As obras fazem parte do Programa de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. O projeto é financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), com investimento total de R$ 72,7 milhões. A atual gestão retomou o programa após a regularização do contrato e o pagamento de R$ 13 milhões somente neste ano.

Leia também: Prefeitura de Aparecida lança Maio Amarelo 2025 com foco na valorização da vida