Um acidente aéreo no município de Prado, no extremo sul da Bahia, resultou na morte de um empresário e deixou um bioquímico ferido. A aeronave de pequeno porte caiu no fim da tarde desta segunda-feira (10/02). O avião explodiu em uma área de difícil acesso no distrito de Cumuruxatiba. Desse modo, as causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o empresário Fredy Antônio Tanos Lopes, de 70 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com as informações, os agentes da Brigada de Emergência Voluntária de Cumuruxatiba removeram o corpo da vítima dos destroços e o encaminharam ao Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde passará por necropsia. Lopes era natural de Sete Lagoas, em Minas Gerais, e era proprietário de uma rede de laboratórios.
O outro ocupante da aeronave, Mario Gontijo, bioquímico, professor de medicina e ex-secretário de saúde de Eunápolis, sobreviveu ao acidente. Equipes de resgate socorreram Gontijo, que pilotava o avião no momento da queda, e o transportaram de helicóptero para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Mario Gontijo recebeu atendimento imediato.
A Montaer Ltda. fabricou a aeronave em 2020, registrada sob o prefixo PU-DLG e pertencente a Mário Alessandro Gontijo de Melo. O avião, classificado como aeronave leve esportiva especial, não tem autorização para operações de táxi aéreo, e sua situação de aeronavegabilidade estava regular.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) acionou o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), com sede em Recife, para dar início à investigação sobre as causas do acidente.
Leia também: Veado invade casa no interior de Goiás