Brazil Journal destaca Caiado como nome de centro para disputa presidencial em 2026

Site afirma que governador goiano está ‘bem na foto’

Caiado presidente Brazil JournalFoto: divulgação

Compartilhe

O Brazil Journal destaca Caiado como nome de centro para disputa presidencial em 2026.

A popularidade do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que alcançou aprovação de 86% dos goianos na última pesquisa Genial/Quaest, chamou a atenção da publicação.

Em reportagem intitulada “O centro busca um nome para 2026. Uma nova pesquisa mostra Caiado bem na foto”, a publicação analisa que entre os estados pesquisados a avalição alcançada em Goiás supera, sobretudo, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

“Caiado é visto com simpatia por amplos setores do empresariado por ter um histórico pró-mercado, de pragmatismo político e posições de centro”, publicou o Brazil Journal.

Felipe Nunes, cientista político que está à frente da Quaest, empresa de tecnologia da informação que realizou estudo encomendado pela Genial Investimentos, afirmou que “ele [Caiado] teve a melhor avaliação e tem uma política de segurança tão bem avaliada que serve de vitrine para o resto do País”.

Além de Goiás, o estudo ouviu também eleitores de São Paulo, Minas Gerais e Paraná

Entre os quatro governadores, Caiado lidera, com aprovação de 86%, posicionado à frente de Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, que ficou com 79%; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; e Romeu Zema (Novo), de Minais Gerais, empatados com 62%.

Ao veículo de comunicação, Nunes declarou que, apesar da competitividade de outros governadores avaliados, “a grande surpresa da pesquisa foi o desempenho de Caiado”.

A declaração do representante da Quaest Pesquisa e Consultoria ganha reforço como resultado da gestão de Ronaldo Caiado que obteve a melhor avaliação dos eleitores, com 70% definindo o governo como ‘positivo’ e apenas 6% ‘negativo’.

Já o paranaense Ratinho Jr. obteve 59% positivo e 7% negativo; enquanto em São Paulo, Tarcísio ficou com 41% positivo e 16% negativo; e Zema, 41% positivo e 18% negativo, em Minas Gerais.

Para Nunes, o resultado dá força ao nome do chefe do Executivo goiano para disputa ao Palácio do Planalto, pois demonstrou eficiência em uma área elementar para o cidadão: a segurança pública, cuja avaliação positiva da população chegou a 69%.

“Cada governador foi bem aprovado por alguma questão específica: em Minas, foi a educação; em São Paulo e no Paraná, os investimentos em infraestrutura; e em Goiás, a segurança”, relatou.

Satisfação

O índice de satisfação com segurança não passou de 48% no Paraná, assim como de 43% em Minas e 38% em São Paulo.

A entrevista ao site também levantou a “relevância tática” da boa performance de Caiado e colocou o nome do goiano em destaque como presidenciável. “De todos os quatro, Caiado é o que tem a maior experiência política”.

Com quase quatro décadas de vida pública, Caiado concorreu à presidência em 1989 no primeiro pleito pós-ditadura, mas foi derrotado.

Enfim, foi eleito para seis mandatos no Congresso Nacional, entre Câmara dos Deputados e Senado Federal, e chegou ao Governo de Goiás em 2019.

Leia também: Caiado é aprovado por 86% dos eleitores goianos, mostra Genial/Quaest