Cães atacam crianças em parquinho: como agir?

Compartilhe

NUm grave ataque envolvendo dois pitbulls nesta semana, deixou duas crianças feridas na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo. Segundo vizinhos, os cães escalaram o muro de um terreno próximo à Rua Roberto Caetano Maria Lenci, uma via sem saída, por volta das 16h. O responsável pelos animais foi identificado, porém ainda não foi localizado.

As vítimas, uma menina de 12 anos e um menino de 11, estavam brincando no parquinho quando foram atacadas. De acordo com o boletim de ocorrência, uma menina sofreu lesões graves nos braços, cabeça, mãos e região do peito. Ela foi socorrida por policiais, encaminhada à UBS Vila Guilherme e já recebeu alta. Já o garoto de 11 anos está internado, passou por uma cirurgia. A família está inconsolável e traumatizada após o acidente.

Como agir durante um ataque?

Diante de um ataque de cães, a especialista em comportamento animal Erika Heidenreich recomenda evitar bater ou puxar o animal, pois isso pode agravar as lesões. Alternativas mais seguras incluem:

Usar um balde com água ;
Aplicar um extintor de incêndio ;
Inserir uma vassoura entre os molares do cão para fazê-lo soltar .
“Tentar manter a calma é essencial para evitar que outras pessoas também sejam feridas. Usar os recursos disponíveis no momento pode salvar vidas”, explicou Erika.

Essas orientações são fundamentais para minimizar os riscos e proteger os envolvidos em situações tão delicadas quanto a esta. A investigação sobre o caso segue em andamento.

Assista o vídeo completo aqui