Caiado faz apelo para população manter a vacinação em dia

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam alta nos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Influenza

Caiado voltou a pedirFoto: Romullo Carvalho

Compartilhe

O governador Ronaldo Caiado voltou a pedir que a população goiana se vacine, durante a inauguração do novo Centro de Mídias do programa GoiásTec, em Goiânia, nesta segunda-feira (11/11).

No evento, que também lançou a campanha de matrículas para 2025/1 na rede estadual, Caiado fez um apelo aos pais para garantirem a imunização de crianças e adolescentes.

“Faço um pedido encarecido a vocês. Sejamos responsáveis. Não é possível que nós, brasileiros, que sempre fomos referência, estejamos deixando de vacinar nossas crianças. Por favor! Eu sou médico, então não acreditem nessas opiniões fora de contexto da ciência, dizendo que a pessoa, ao se vacinar, terá uma coisa ou outra. Que absurdo! Cada pai deve responder pela saúde de seus filhos”, afirmou o governador, destacando o aumento de casos e mortes por doenças evitáveis por vacinas no estado.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam alta nos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Influenza. Em 2023, foram 608 casos – com maior incidência entre idosos (133) e crianças de 0 a 9 anos (273) – e 68 mortes. Já em 2024, o número de casos subiu 26%, chegando a 768, e o total de óbitos atingiu 100, uma alta de 47%. Do total de mortes este ano, nove foram de crianças de 2 a 9 anos.

Apesar dos dados preocupantes, a adesão à vacina contra gripe continua baixa em Goiás, com cobertura de apenas 46% em 2024, abaixo dos 60% de 2023 e da meta de 90% do Ministério da Saúde. “Não é possível Goiás ter pouco mais de 45% da população com cobertura vacinal. Isso aí atrapalha a evolução da criança, como também a educação”, criticou Caiado.

A vacina contra Influenza é oferecida anualmente para prevenir complicações do vírus, com foco em crianças e idosos. Em 2024, a campanha nacional começou em 25 de março, e desde 30 de abril, a vacina está disponível para toda a população acima de 6 meses. Goiás conta com mais de 900 postos de vacinação nos 246 municípios, todos abastecidos com o imunizante contra gripe.

Pneumonia

Entre janeiro e outubro de 2024, 717 crianças de 0 a 12 anos foram internadas em leitos da SES por complicações de pneumonia. A cobertura da vacina Pneumo 10, que previne a doença, subiu de 70,32% em 2023 para 81,29% em 2024, mas ainda está abaixo da meta recomendada pelo Ministério da Saúde.

Leia também: Hecad alerta para vacinação após mais de 2,6 mil atendimentos de doenças evitáveis